segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Após a prata no Rio, Àgatha e Bárbara desfazem parceria
Prata no Rio, Àgatha e Bárbara encerram parceria (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Depois de um ouro, com Alison/Bruno Schmitd, uma prata, de Àgatha/Bárbara Seixas, e com o encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, o universo do vôlei de praia vai voltando à rotina. Já a partir desta terça-feira (23), serão iniciadas as partidas do Grand Slam de Long Beach, na Califórnia, último evento do gênero na temporada 2016 do Circuito Mundial.

Mas o que mais chamou a atenção neste primeiro dia pós-olimpíada é justamente a abertura do time feminino que representou o Brasil no pódio em Copacabana. Conforme confirmado por Àgatha na manhã desta segunda, no Programa Encontro com Fátima Bernardes, ela e Bárbara Seixas não irão seguir mais como parceiras. Ainda no sábado, Bárbara teria anunciado a saída do time, visando os Jogos de Tóquio.

Com 29 anos, Bárbara chegará na próxima Olimpíada com 33. Já Àgatha, que hoje tem 33, estará com 37 anos, mesma idade em que Walsh chegou aos jogos do Rio (durante a competição, a norte-americana completou 38 anos). À princípio, este seria o principal fator para o fim da dupla. Fernanda Berti, que ao lado de Taiana, perdeu para Àgatha/Bárbara a decisão do Campeonato Mundial ano passado, seria a mais cotada para ser a nova parceria de Babi. A ex-atleta da quadra, que está no vôlei de praia desde 2012, está com 31 anos.

Ainda conforme declarações de Àgatha ao programa global, ela ainda estuda qual o melhor caminho a seguir. Maria Elisa, com quem formou dupla durante a experiência de seleções, em 2013, Taiana, Duda, Carol Horta, Rebecca e Larissa são algumas das opções de defensoras brasileiras. Caso alguma dessas seja escolhida, inevitavelmente, haverá um efeito dominó, com a abertura de outros times.

Para quem não acompanha o dia a dia do vôlei de praia, o fim da dupla, menos de sete dias após a conquista mais importante do time, é uma grande surpresa. E para quem acompanha também. Até então, as separações vinham acontecendo após resultados ruins. A prata no Rio, para uma dupla considerada "número 2" do Brasil, não seria algo tão ruim assim.

Para muitos, Àgatha e Bárbara foram a grande sensação do vôlei de praia no Rio. Embora duas, pareciam uma só. Eram afinadas, dentro e fora de quadra, demonstravam um enorme carinho uma com a outra e jogavam felizes.

No entanto, se o objetivo é Tóquio, a Olimpíada do Rio realmente já é passado. Até então, as medalhistas de prata estavam juntas desde 2011, sendo o time mais antigo de todos os femininos que jogaram em Copacabana.

Quatro anos no vôlei de praia é um tempo enorme. Até a abertura dos Jogos japoneses, o mais provável é o rompimento de alguns outros times. E o amadurecimento de algumas promessas, como Duda, Ana Patrícia, Guto e Saymon, nomes que para mim, têm tudo para estar entre os cotados à vaga olímpica nos próximos anos.

Larissa e Talita estarão com 38 anos em 2020. Nenhuma das duas se pronunciou oficialmente até o momento, mas a vontade de ser mãe, desejo externado por ambas as atletas em algumas entrevistas, deve também gerar a ruptura do time. Além do resultado abaixo do esperado, que pode ter desestimulado as atletas a encararem o quarto ciclo olímpico da carreira.

Bloqueadores de origem, e com uma campanha longe do esperado, Pedro Solberg e Evandro também podem trilhar caminhos diferentes nos próximos anos. Dos quatro times, Alison/Bruno Schmitd é a separação mais improvável. Foram ouro, Alison tem 30 anos, Bruno Schmitd completará 30 em outubro, e os dois dizem gostar de viver em treinar em Vitória.

Como já escrito, para quem não acompanha, as separações soam estranhas. Mas acabaram se tornando uma decisão bastante comum no vôlei de praia brasileiro nos últimos anos. Tiram um pouco do encantamento do vôlei de praia, é verdade. Mas, muitas vezes, acabam se fazendo necessárias diante de um crescimento muito grande do esporte em outros países. Com tantas idas e vindas, não é de se duvidar que, até 2020, o mesmo time que se desfaz hoje, não se refaça lá na frente.

Para quem quiser acompanhar, eis o link  da participação de Àgatha no programa de Fátima Bernardes.
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics