domingo, 30 de agosto de 2015

Além da vaga, duplas foram ouro na Polônia (Fotos: FIVB)
Em pouco mais de um ano, eles conquistaram o objetivo traçado: garantir a vaga nas Olimpíadas Rio 2016. Com os resultados da oitava e penúltima etapa classificatória brasileira para os Jogos, o Grand Slam de Olsztyn, na Polônia, Larissa/Talita e Alison/Bruno Schmitd garantiram antecipadamente a pontuação que dá a eles a liderança da corrida olímpica e a classificação assegurada.

Na sexta-feira(28), com a vitória sobre as canadenses Valjas/Broder por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15), Larissa/Talita chegaram aos 4.600 pontos, pontuação impossível de ser alcançada por Ágatha/Bárbara Seixas, única parceria que ainda tinha chances matemáticas de alcança-las.

Já garantidas em 2016, a dupla encerrou a passagem pela Polônia com o ouro, após derrotarem as holandesas Meppelink/Van Iersel por 2 sets a 0 (21/12, 25/23), no dia do aniversário de Talita.

Aos 33 anos, a sul-mato-grossense disputará sua terceira Olimpíada. Diferente dos últimos ciclos olímpicos, desta vez classificou-se como primeira dupla do Brasil e também pela primeira vez vê como reais as chances ao ouro. Aos 34, que serão completados em abril, Larissa também passará a somar três participações olímpicas no currículo. Bronze em Londres, e sempre tida como favorita ao título, poderá enfim confirmar as previsões.

"Mamute" de novo e Bruno Schmitd debutando

Emplacando uma série de cinco torneios vencidos consecutivamente, Alison/Bruno Schmitd, que passaram a jogar juntos no início de 2014, também precisaram de pouco mais de um ano para chegar ao objetivo.

Assim como Talita/Larissa, a vitória nas quartas, sobre os letões Smedins/Samoilovs por 2 sets a 0 (21/12, 21/19) deu a eles a classificação matemática.

Sem perder a batida, a dupla chegou até a decisão de Olsztyn, vencendo os norte-americanos Gibb/Patterson por 2 sets a 0 (21/10, 21/15) com bastante facilidade.

Esta será a segunda Olimpíada do "mamute", prata ao lado de Emanuel em Londres e primeira de Bruno Schmitd, jogador que, desde 2013, ainda ao lado de Pedro Solberg, foi o atleta que mais se destacou neste ciclo olímpico.

Com Alison/Bruno assegurados, a CBV terá uma grande dor de cabeça: oferecer a segunda vaga masculina para Pedro Solberg/Evandro, que não podem mais ser ultrapassados por Ricardo/Emanuel, independente do resultado da próxima etapa, ou convocar os campeões olímpicos de 2004, que aparecem somente na terceira colocação brasileira, e que não estiveram no pódio em nenhuma das oito competições até aqui?

Open Rio

A derradeira etapa da corrida olímpica será justamente em casa, com o Open do Rio de Janeiro, disputado já a partir de terça (2).

Com Talita/Larissa e Alison/Bruno Schmitd garantidos em Copacabana em 2016, restará saber quais parcerias vão representar o time número dois do país. Atuais campeãs mundiais e vice-líderes da disputa brasileira, Àgatha/Bárbara Seixas devem estar nos Jogos. Já no masculino, como já escrevi, o suspense é um pouco maior.

Na próxima postagem aqui no blog, tem uma promoção bem bacana, feita em parceria com a Olympikus, para marcar este Open do Rio, que também será evento-teste para Rio 2016.


Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics