domingo, 13 de abril de 2014

Deu Sada/Cruzeiro no confronto que valia o título da Superliga 2013/14. Diante de mais de 14 mil pessoas, num Mineirinho lotado, os celestes não deram chances ao Sesi/SP.

Jogando de forma impecável, a partida terminou num surpreendente 3x0 (21/19, 21/17 e 21/18), em apenas 1h15 de partida.

Melhores hoje dentro de quadra e melhores há anos em vários pontos externos que fazem a equipe representar o lado bom do vôlei brasileiro. Vou me concentrar em cinco deles:

"Mago" William levanta o segundo troféu da equipe na história da Superliga, o quinto da temporada. Foto: CBV
1) Planejamento: embora a palavra seja muito falada no esporte, poucos projetos seguem um planejamento na prática. E o Sada/Cruzeiro talvez seja uma das grandes exceções da regra. Criado em 2006, a equipe sempre buscou se aperfeiçoar de forma planejada. Nada de loucuras nas contratações, criação de uma base forte e pés no chão, com ou sem conquistas.

2) Força no grupo: mais um ponto forte da equipe mineira. É difícil dizer quem é a principal estrela do time cruzeirense, se é que esse jogador existe. Wallace, William, Felipe. Para fortalecer ainda mais, depois chegaram Leal, Isac, Éder. Pensando não em astros individuais, mas em elenco, a diretoria sabe reforçar o grupo sem desvalorizar nenhum jogador;

3) Nada de oba-oba: seja contra times mais fracos ou contra times mais fortes, a concentração dos jogadores quase não muda. Mais um ótimo trabalho do técnico Marcelo Mendez, que faz o grupo jogar praticamente igual, seja campeonato Mineiro, Superliga, Sul-Americano, Mundial ou qualquer outra competição que seja;

4) Pouca mídia: talvez pelo fato de estar fora dos dois principais centros do país, Rio e São Paulo, quase não se houve falar dos bastidores da equipe. Assim como o bordão que denomina os mineiros, técnico e jogadores comem pelas beiradas, sem muito barulho na imprensa.

5) Persistência: aliada ao planejamento, nem mesmo as derrotas mudaram a forma de trabalho. Mesmo tendo perdido duas Superligas, uma para o próprio Sesi/SP e outra para o RJX, ano passado, a filosofia da equipe quase não mudou nos últimos anos. Com o mesmo pensamento, a derrota no Campeonato Mundial de 2012 serviu para a conquista da competição no ano seguinte.

É claro que o ótimo trabalho também feito pelo Sesi/SP não precisa ir por água abaixo após esse vice-campeonato. Mas hoje cruzeirenses mostram, dentro e fora de quadra, que são realmente os melhores do Brasil.

Parabéns, Sada/Cruzeiro!

MELHORES DO CAMPEONATO

SAQUE: Vini (Brasil Kirin)
ATAQUE: Leal (Sada Cruzeiro)
RECEPÇÃO: Bruno Canuto (Volta Redonda)
DEFESA: Rodrigo (São Bernardo Vôlei)
LEVANTADOR: William (Sada Cruzeiro)
BLOQUEIO: Gustavão (Brasil Kirin)


Marcadores
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics