domingo, 6 de maio de 2012

Brasileiras e chinesas dividem mais um pódio. Foto: FIVB
Pódio feminino da terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia disputado essa semana em Xangai, na China: donas da casa Zhang Xi e Xue em primeiro, Talita e Maria Elisa em segundo e Juliana e Larissa em terceiro.

Exceto a ordem das colocações, pódio do primeiro Grand Slam da temporada exatamente como o da etapa de Sanya, disputada na semana passada, e com exceção do 3º lugar conquistado pelas italianas Cicorali e Menegatti contra Juliana e Larissa, resultados finais também praticamente iguais à etapa de Brasília.
 
Mais uma etapa de altos e baixos para Juliana e Larissa: estreia com derrota para dupla da Finlândia, boa recuperação nas fases seguintes, inclusive com boa vitória sobre norte-americanas Kessy e Ross, e nova derrota, desta vez contras as chinesas donas da casa e medalhistas de bronze em Pequim, que a cada dia evoluem e preocupam mais.

Do outro lado brasileiro, a cada dia mais próximas e merecedoras da segunda vaga olímpica, Talita e Maria Elisa seguem se destacando: volume de jogo consistente, vários jogos sem perder sets, equilíbrio, confiança e melhor sequência internacional da história da parceria.

Mesmo derrotadas duas vezes pelas chinesas, uma em Xangai e outra em Brasília, o bom momento das brasileiras é o principal destaque do Circuito Mundial até aqui.

E a 82 dias dos Jogos, com a tradicional cobrança da imprensa por bons resultados brasileiros em Londres, muitas perguntas começam a movimentar as editorias esportivas e até mesmo a cabeça dos torcedores: com os resultados abaixo do normal, Juliana e Larissa já não são as mesmas ou estão administrando a preparação? A parceria antes cotada como favorita para os Jogos já não pode ser vista mais assim? Talita e Maria Elisa seguirão nesse ritmo forte e vão para as Olimpíadas como a principal dupla nacional? Walsh e May, que não chegaram em nunhuma semifinal, já não são mais o centro das atenções? E essas chinesas, como se comportarão? E as europeias?

Perguntas muito precoces, carregadas de vários "achismos" e que não devem servir como parâmetro para Londres.

Além da prata de Talita e Maria Elisa e do bronze de Juliana e Larissa, Vivian e Taiana terminaram em 9º e Maria Clara e Raquel em 25º. Cris e Andreza, ou Saka e Rtvelo, brasileiras naturalizadas georgianas, também terminaram em 25º.


Márcio e Pedro Solberg no pódio novamente

Com pouco tempo para o entrosamento ideal e a poucas etapas para o encerramento da corrida olímpica, todo resultado será extremamente importante para os pré-convocados Márcio e Pedro Solberg.

Correndo atrás do prejuízo, a dupla garantiu mais um resultado importante. Após a prata na etapa de Myslowice semana passada, bronze diante dos compatriotas Benjamin e Bruno Schitmd.

Dois pódios em três etapas, outras cinco por disputar e o sonho ainda continua vivo, embora bastante complicado.

Sem os brasileiros na final, nova decisão 100% norte-americana e mais um título para Rogers e Daulhausser.

Além do terceiro lugar de Márcio e Solberg e do quatro de Benjamin e Bruno Schimtd, Alison e Emanuel terminaram em 5º e Ricardo e Pedro Cunha em 9º. Renatão e Jorge, ou Geor e Gia, terminaram em 25º.

PS: Como ainda não foram contalizadas todas as indicações para a eleição Muso e Musa da Superliga, continuem enviando sugestões.

domingo, 29 de abril de 2012

Talita e Maria Elisa repetem boas apresentações em Sanya.
Dois torneios, quatro duplas brasileiras na decisão e um final de semana 100% dourado para o vôlei de praia. Mesmo jogando em países diferentes, os resultados foram exatamente iguais tanto na China quanto na Polônia.

A ótima fase de Talita e Maria Elisa

Talita e Maria Elisa, vice-campeãs da etapa de Brasília na semana passada, continuam impossíveis. Após conquistarem expressivas vitórias na etapa brasileira, derrotando Walsh e May, Kessy e Ross e italianas Cicorali e Menegatti, a dupla seguiu fazendo boas apresentações em Sanya, chegou invicta à final e mesmo perdendo por 6x1 no tie-break dessa madrugada, conseguiu reverter o placar para 15x13 contra Juliana e Larissa.

Segunda vitória na semana diante das hexacampeãs mundiais, que já haviam sido derrotadas pela parceria comandada pelo técnico Abel Martins ainda nas quartas-de-final da etapa chinesa.

Com uma prata e um ouro nas duas etapas de Circuito Mundial dessa temporada 2012, Talita e Maria Elisa demonstram uma forte evolução técnica, tática, física e até psicológica e ganham muita confiança não só para garantir de vez o passaporte para as Olimpíadas como para brigar de igual para igual com as concorrentes em Londres.

Já Juliana e Larissa, tão acostumadas aos ouros, com dois resultados "abaixo do esperado" - um quarto lugar e um vice-campeonato que já começam a causar uma certa cobrança por boa parte da imprensa e dos próprios torcedores - embora pareça que não, podem tirar proveito da boa fase das compatriotas.

Tudo porque o bom momento vivido por Talita e Maria Elisa pode dividir um pouco a exagerada cobrança pela tão cobiçada medalha olímpica que, como muitas histórias do passado confirmam, é um fator  altamente perigoso para atletas brasileiros nos Jogos.

Que o diga Ricardo e Emanuel, amplamente favoritos ao segundo ouro olímpico da parceria, que foram surpreendidos na semifinal de Pequim 2008 por Márcio e Fábio Luiz, atletas que levaram bem menos pressão na bagagem daquela Olimpíada e que acabaram, de certa forma, surpreendendo muita gente com a inesperada medalha de prata.

Ou seja, o momento é ótimo para Talita e Maria Elisa ganharem confiança no trabalho realizado, ótimo para Juliana e Larissa abrirem os olhos e, ao mesmo tempo, ótimo para as duplas brasileiras se atentarem para uma disputa muito acirrada não só entre elas, mas entre chinesas, alemãs, italianas e, é claro, norte-americanas.

No final, o pódio chinês teve as mesmas duplas do ano passado: Talita e Maria Elisa (bronze em 2011 e ouro 2012, Juliana e Larissa (ouro 2011 e prata 2012) e Xi e Xue (prata 2011 e bronze 2012).

Ângela e Lili, também derrotadas por Talita e Maria Elisa, terminaram em 9º e Àgatha e Bárbara Seixas em 25º.

Ricardo e Pedro Cunha vencem concorrentes diretos 

Dois títulos com histórias e lições muito parecidas. Sem a participação de Alison e Emanuel na etapa de Myslowice, na Polônia, já que o mamute Alison se recupera do corte sofrido no braço na etapa de Brasília, Ricardo e Pedro Cunha que, a exemplo de Talita e Maria Elisa, buscam se firmar de vez como a segunda dupla brasileira em Londres, aproveitaram para emplacar mais um bom resultado.

Vitória de 2 sets a 1 ( 21/8, 19/21 e 15/13) sobre os concorrentes mais que diretos à vaga olímpica Márcio e Pedro Solberg e título conquistado de forma invicta.

Enquanto Ricardo e Cunha chegam ao segundo pódio em duas etapas mundiais na temporada, Márcio e Pedro Solberg afirmam que, com a chegada dos Grands Slams, torneios que valem mais pontos, é chegado o momento da dupla, já melhor entrosada, subir de posição no ranking para conquistar a confiança da CBV para estar nos Jogos de Londres.

Além da primeira e segunda colocação da etapa da Polônia, o Brasil terminou em 25º com Vitor Felipe e Moisés e Thiago e Ferramenta.

Já nessa próxima madrugada tem início o primeiro Grand Slam da temporada, que será disputado em Xangai. Diferente do Brasil, a China recebe três etapas do Circuito Mundial, duas delas Grands Slams. (Confira o calendário completo)

PS: Não deixe de deixar a sua lista de sugestões para que seja realizada a Eleição Muso e Musa da Superliga 2012.

Foto: FIVB

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Musos da Superliga 2010/11.
Sollys/Nestlé campeão, Sada Cruzeiro idem e lá se vai mais uma edição de Superliga de Vôlei.

Para descontrair um pouco e como a eleição do ano passado fez enorme sucesso aqui no blog, chegou a hora de ouvir a opinião de vocês quanto à escolha do Muso e da Musa da Superliga 2011/12.

Quem foi o jogador e a jogadora mais bonita que esteve em quadra nessa temporada da Superliga? Assim como ano passado, a eleição será dividida em dois momentos: no primeiro, será feita a escolha dos 10 atletas mais indicados, tanto no masculino quanto no feminino.

A sugestão dos atletas participantes da eleição pode ser feita por comentários aqui no blog, pela página do Primeiro Set no Facebook ou pelo Twitter. Todas as indicações serão contabilizadas.

Depois da escolha dos 10 mais belos em cada categoria virá a votação final, na qual vocês poderão votar em apenas um dos atletas finalistas.

As indicações podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 3 de maio.

Conto com a ajuda de todos!

domingo, 22 de abril de 2012

Talita/Maria Elisa foram grande destaque em Brasília. Foto: CBV
Em termos de medalhas e retrospecto, a etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputada em Brasília, não foi tão boa como nos anos anteriores. Mas, na semana que marcou os 100 dias para os Jogos Olímpicos de Londres, alguns resultados acabaram sendo mais importantes do que o pódio em si.

Alison e Emanuel e Juliana e Larissa, maiores candidatos a medalhas em Londres, diferente dos últimos anos, não chegaram à final.

Ju e Larissa perderam três partidas na mesma etapa: duas para a dupla sensação italiana Cicolari e Menegatti e uma para as campeãs Xi e Xue, resultados que deixou a parceria em quarto lugar. Os destaques positivos na caminhada das hexacampeãs mundiais em Brasília foram uma nova conquista contra Walsh e May e a milésima vitória na carreira de Juliana. 

Já Alison e Emanuel tiveram o caminho interrompido por uma placa de publicidade. Na partida que valia vaga para as semifinais, o mamute sofreu um profundo corte no braço, levou 12 pontos e terá que ficar de molho por alguns dias aguardando a cicatrização do local, fato que só não pode atrapalhar o planejamento olímpico porque aconteceu justamente no início da temporada.

Se a abertura de Circuito Mundial não foi boa para as duas principais duplas, Ricardo e Pedro Cunha e principalmente Talita e Maria Elisa não têm motivos para reclamar.

Se ano passado a dupla feminina terminou em 5º em Brasília, a prata desse ano e as boas atuações da parceria ao longo da etapa merecem destaque. Mesmo perdendo a decisão para as chinesas Xi e Xue, bronze em Pequim, as brasileiras conseguiram realizar ótimos confrontos contra as italianas Cicolari e Menegatti e as norte-americanas Kessy e Ross e Walsh e May.

Além de perderem para Juliana e Larissa, as bicampeãs olímpicas amargaram a primeira derrota na história para Talita e Maria Elisa. Resultado que baixa um pouco a moral das americanas e traz uma confiança muito boa para a sequência do ano das brasileiras.

Ricardo e Pedro Cunha, invictos até as semifinais de ontem, mesmo vencendo por 26x24 no primeiro set, permitiram a virada de Rogers e Daulhausser, não conseguiram avançar às finais, mas venceram os espanhois Herrera e Gavira hoje e garantiram um bom terceiro lugar para uma dupla que ainda está em evolução para Londres.

Além deles, boa etapa para Harley e Evandro, que entraram na competição através de um convite recebido pela Federação Internacional e acabaram garantindo a quinta colocação, sendo eliminados justamente por Rogers e Daulhausser.

Se além de Harley e Evandro, Ricardo e Pedro e Alison e Emanuel, os americanos campeões em Brasília também levaram a melhor contra Márcio e Pedro Solberg, a história não se repetiu com Moisés e Vitor. Na primeira etapa de Circuito Mundial de Vitor, 15x9 no tie-break para o brasileiro e ótimo cartão de visitas contra os atuais campões olímpicos.

Outros resultados brasileiros na etapa: Vivian/Taiana (9º), Ângela/Lili (13º), Maria Clara/Raquel (17º), Alison/Emanuel (7º), Vitor/Moisés (7º) e Márcio/Pedro Solberg (9º).

Algumas duplas se dando muito bem, outras nem tanto. Algo normal para um início de temporada em que todas as parcerias, de todos os países, buscam jogar o melhor voleibol possível, já que o principal objetivo é a classificação para Londres.

Agora a temporada se torna realmente internacional. Enquanto os homens jogam em Myslowice, na Polônia, as mulheres disputam a etapa de Sanya, na China. (Confira o calendário completo)

sábado, 21 de abril de 2012

Cruzeirentes comemoram título inédito da equipe. Foto: CBV
Quatro meses, onze dias e 38 partidas: esse foi o tempo e o número de jogos necessários para que a equipe mineira do Sada/Cruzeiro chegasse ao título de campeã da Superliga Masculina 2011/12 de Vôlei. Atuação convincente, madura e equilibrada contra o Vôlei Futuro e título incontestável.

Inconstestável não só pela atuação de hoje, mas por todo o volume de jogo apresentado ao logo da Superliga e por mostrar a força de seu grupo, colocando quatro jogadores entre os seis melhores da competição.

Sem grandes estrelas, na verdade sem um único nome de referência nacional, mas acreditando na força de um grupo montado desde a temporada passada, a equipe resolveu sabiamente (re)apostar nos mesmos jogadores que foram vice-campeões da última Superliga e ver até onde essa confiança levaria o projeto.

Mais grupo e sem necessidade de muito entrosamento inicial, não houve dificuldades para que a equipe garantisse a primeira colocação na fase classificatória, fator que concedia a oportunidade de enfrentar o BMG/São Bernardo, oitavo e último classificado para as quartas-de-finais.

E ali nos playoffs talvez tenha acontecido a grande oscilação de rendimento do grupo. Mesmo último classificado, o time do interior paulista venceu uma partida e forçou um terceiro e decisivo confronto em Belo Horizonte, que recolocou o time azul nos eixos novamente.

Depois disso, vitórias tranquilas contra os conterrâneos do Vivo/Minas e dias de espera para conhecer o adversário da decisão.

Na final de hoje, o fato de não ter Lorena em quadra durante boa parte da partida obviamente ajudou a facilitar as coisas, situação que, no entanto, não tira os méritos da conquista mineira.

Enquanto o Vôlei Futuro pagava caro pela contusão de sua principal peça, a boa atuação do ponteiro Maurício comprovava que o Sada Cruzeiro realmente tinha mais time. Sem uma boa apresentação de Camejo, também vindo de contusão, as boas atuações de Michael e Vini não foram mais eficientes que as de Wallace, Filipe, Douglas e todo o conjunto cruzeirense.

Enquanto teve Lorena, equilíbrio emocional - fator que ainda necessita evoluir um pouco mais no grupo de Araçatuba - e vibração, o Vôlei Futuro dava indícios que, no mínimo, levaria a partida para o tie-break. No entanto, sem esses três fatores, as parciais de 25/13 e 25/19 acabaram por dar fim a um campeonato também muito bem disputado.

Num projeto tão bacana quanto o do Sada Cruzeiro, a equipe de Araçatuba comemora a evolução apresentada nessa última temporada, chega a sua primeira decisão e, talvez, se tivesse a oportunidade de fazer a final em três partidas, tal como nas quartas-de-finais e nas semifinais, conseguisse pelo menos fazer 1 a 1 no placar de vitórias conquistadas.

No entanto, regulamento é regulamento e não há como negá-lo.

Ao time paulista, coube o título de melhor saque da competição, concedido ao seu central Vini. Gustavão, do Medley/Campinas, se destacou no bloqueio e Wallace (melhor ataque), Filipe (melhor recepção), Serginho (melhor defesa) e Willian (melhor levantamento) terminaram por confirmar o merecimento do título cruzeirense.

 No geral, uma Superliga empolgante, emocionante e muito equilibrada.

Triste saber que alguns projetos ficarão pelo caminho, como aparenta acontecer com o Cimed/Sky (Sky saiu e Grupo Cimed deve fazer o anúncio oficial em breve).

Triste saber que acabou e que uma outra Superliga só começa no final do ano. É esperar e torcer para que a próxima edição seja tão boa ou ainda melhor do que esta.

PS: Com o final da Superliga, assim como na temporada passada, para descontrair um pouco e aguardar o início da Liga Mundial, será feita uma nova eleição Muso e Musa da Superliga. Os detalhes virão num próximo post, mas vocês já podem ir enviando sugestões aqui pelos comentários do blog, pelo Twitter e/ou Facebook. Dez atletas vão compor a votação final.

PS 2: Amanhã comentarei sobre a etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Tal como no feminino, o Brasil não será ouro no masculino. Ricardo/Pedro Cunha perderam nas semifinais de hoje para Rogers/Daulhausser e a final é 100% norte-americana.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ju/Larissa: campeãs das 3 etapas mundiais em Brasília.
Foram quatro etapas de Circuito Banco do Brasl de Vôlei de Praia como preparação, muitos treinos e agora as duplas brasileiras estreiam no Circuito Mundial. Como nos últimos quatro anos, Brasília recebe a primeira etapa da temporada internacional.

E em ano olímpico, as primeiras etapas da competição tornam-se ainda mais importantes, pois definirão as duplas que estarão disputando os Jogos de Londres entre julho e agosto.

Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Vivian/Taiana, Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg, pré-convocados para as Olimpíadas 2012, lutam por duas vagas destinadas ao país em cada naipe.

Se o ranking do Circuito Mundial não vale mais como classificatório para as dupla brasileiras, já que o critério passou a ser convocação, uma boa participação nas etapas anteriores aos Jogos vai ser decisiva para que a CBV observe o desempenho dos atletas e faça a melhor escolha dos representantes nacionais.

Além disso, como o sistema de convocação ainda não foi adotado em todos os países, 16 duplas buscam a classificação pelo ranking da competição (sempre respeitando o máximo de duas vagas por país em cada naipe), o que deve fazer a disputa ficar ainda mais forte nessas primeiras etapas. E isso pode ser facilmente observado pelo número de parcerias inscritas para a etapa de Brasília: 145.

Maria Clara/Raquel, Thati/Érica Freitas e Ágatha/Bárbara Seixas passaram ontem pelo country-cota, espécie de classificatória nacional, e disputam ao qualifying, classificatória internacional,  hoje. Se passarem, juntam-se a Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Ângela/Lili no torneio principal, que começa amanhã.

No masculino, Benjamin/Álvaro Filho, Billy/Bruno Schimtd, Bruno/Hevaldo, Gilmário/Luciano, Beto Pitta/Lipe, Vitor/Moca e Thiago/Ferramenta disputarão o country-cota amanhã. Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg e Evandro/Harley já estão garantidos no torneio principal, que começa na quinta.

Além das 16 vagas do ranking do Circuito Mundial, cinco duplas de classificam pelos torneios continentais, duas pela Copa do Mundo de Vôlei de Praia e a última é oferecida ao país sede das Olimpíadas. 

É Londres ficando cada vez mais perto!

domingo, 15 de abril de 2012

Ricardinho leva Vôlei Futuro à primeira final de Superliga.
Uma equipe passou fácil nas semifinais pelo Vivo/Minas. A outra teve que jogar duro para reverter a série contra o RJX. No próximo sábado, Vôlei Futuro e Sada Cruzeiro decidem o título 2011/12 da Superliga Masculina de Vôlei.

Seguindo o regulamento, as equipes se afastam de suas torcidas e fazem a final em jogo único em São Bernardo do Campo, distante mais de 550 km de Contagem e Araçatuba.

Mesmo longe de seus ginásios, um novo reencontro entre os torcedores que trocaram farpas no suposto caso homofóbico contra o central Michael é uma expectativa à parte, ainda mais em uma decisão inédita.

Mas, se no final de 2010 o jogador de Araçatuba esteve muito presente na mídia por assumir sua escolha sexual, o ótimo voleibol apresentado por Michael é o principal destaque no momento. O episódio do passado pode ser um combustível a mais para que o jogador busque mais uma boa atuação na decisão de sábado.

Além de Michael, Ricardinho e Lorena são dois atletas que têm bons motivos para tentarem uma boa apresentação contra a equipe cruzeirense. O primeiro deixou claro nas últimas declarações o interesse de voltar a defender a seleção e o segundo, mesmo sendo o melhor pontuador em duas das últimas três edições de Superliga, briga para estar nas convocações de Bernardinho.

Pelo Sada Cruzeiro, Willian e Wallace Souza são os dois atletas que também buscam estar na lista dos 25 brasileiros que disputarão a Liga Mundial com a seleção e depois carimbar o passaporte para Londres.

Além disso, melhores colocados na fase classificatória e vice-colocados na temporada passada, os cruzeirenses afirmam ser esse o melhor momento para garantir o título inédito.

Diante de tudo isso, a expectativa é que sábado tenhamos uma decisão digna de final de Superliga. Apostas?

Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Começou hoje em Brasília a primeira etapa da temporada 2012 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Ainda em fase classificatória, as duplas Maria Clara/Raquel, Thati/Érica Freitas e Ágatha/Bárbara Seixas venceram os jogos do country-cota e avançaram ao qualifying da etapa.

Se vencerem os compromissos de amanhã, estreiam no torneio principal na próxima terça-feira. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Ângela/Lili são estão garantidas na competição.
Real Time Web Analytics