terça-feira, 5 de abril de 2011

 Reis Castro busca revelar novos talentos. Foto: Karina Zanela
Ela começou a jogar vôlei nas quadras de seu colégio e, pouco tempo depois, foi convocada para a seleção cearense. Em 2009, passou a competir na areia e no ano seguinte conquistou o campeonato brasileiro SUB-19, ao lado da parceira Rebecca. Na atual temporada, venceu quatro das cinco etapas do Circuito Banco do Brasil SUB-21 realizadas até o momento. No último mês, disputou a primeira competição internacional, conquistando o vice-campeonato na etapa do Paraguai do Circuito Sul-Americano 2010/2011.
Hoje você confere uma entrevista com a cearense Carolina Horta, jogadora que faz parte do projeto Novos Talentos, comandado por Reis Castro, técnico da dupla Juliana e Larissa, que vem sendo considerada uma das promessas do vôlei de praia para os próximos anos. Confira:

Quando e como você passou a jogar vôlei?
Eu comecei a jogar vôlei aos 14 anos. Fui jogar uma copa colegial pelo colégio que estudava e fazia escolinha de vôlei. Depois fui indicada para jogar pelo colégio Lourenço Filho e pelo clube AABB. A partir daí, comecei a me dedicar intensamente ao esporte.

Desde 2009, você e Rebecca são treinadas pela mesma comissão técnica de Juliana e Larissa. Como é trabalhar com uma equipe tão campeã?
É uma honra, pois muitas pessoas gostariam de ter essa oportunidade. É motivante chegar para treinar e saber que de lá saíram duas grandes atletas. Isso dá mais vontade de treinar. É muito bom porque você tem um exemplo na sua frente e quer ser igual.

As duas duplas chegam a treinar juntas?
Sim, nós já treinamos juntas, mas são poucas vezes até porque nós ainda estamos começando e elas já estão no alto nível. Então, o treino delas é bem mais puxado do que o nosso. 

Quais os ensinamentos que vocês mais aprendem com elas?
Poxa! Elas nos dão muitos conselhos, nos contam um pouco das experiências delas, o que  passaram no começo da carreira, nos dão muita força. Com certeza, o maior ensinamento que elas nos passam é a garra, a força de vontade para superar todos os obstáculos e de se dedicar ao máximo. Afinal, elas não estariam onde estão se não tivessem todas essas qualidades.

Diante desse contato e do aprendizado direto com Juliana e Larissa, passa por sua cabeça a possibilidade de você e Rebecca substituí-las no futuro?
Sim, com certeza. Essa é uma das nossas metas.

Ainda pelo fato de estarem próximas a elas: isso tem ajudado com relação à visibilidade e a patrocínio?
Na verdade ainda não temos nenhum patrocínio, mas ajuda sim.


Quais são os planos da Carolina Horta a curto prazo e a longo prazo?
Acho que a curto prazo é ser campeã brasileira e mundial na minha categoria, que hoje é o SUB- 21, e a longo prazo é ser campeã olímpica.

Vocês têm disputado o torneio principal do Circuito Banco do Brasil em algumas etapas. Pensam em passar a disputá-lo mais vezes?
Agora com essa mudança que a CBV fez, nós estamos podendo disputar todas as etapas do Circuito Banco do Brasil, já que o SUB-21 está acontecendo na mesma cidade e semana do Open.

Como é a rotina de treinamentos de vocês?
Nós treinamos de segunda à sábado em dois períodos, um treino é o feito com bola e o outro é a parte física. Assim como Ju e Larissa, nós treinamos com homens também.

Você tem apenas 18 anos. Dá para conciliar a vida de atleta com a vida de uma jovem normal ou é preciso abrir mão de algumas coisas?
Às vezes, tenho que abrir mão de algumas coisas sim, pois são muitas viagens e muitos treinos. Mas, sobra tempo pra se divertir e ficar com familiares, namorado e fazer outras coisas mais. É só saber se organizar.

Carolina é campeã brasileira SUB-19.
Saque curto

Nome completo: Carolina Horta Máximo
Data de nascimento: 20/08/1992
Peso e altura: 66kg , 1.81m
Cidade: Fortaleza - CE
O que gosta de fazer nas horas vagas: ficar com amigos e familiares
Um ídolo: Michael Jordan
Time de futebol: não tenho um predileto
Filme preferido: Ritmo quente
Livro: Nunca desista dos seus sonhos
Comida preferida: lasanha da minha mãe
Mania: coçar o rosto e em seguida arrancar os cílios
Música: Um amor puro
Se não fosse jogadora, seria: modelo
Uma qualidade dentro de quadra: tranqüilidade
Um defeito dentro de quadra: inexperiência
Sonho: ser campeã olímpica
Comentários
4 Comentários
Real Time Web Analytics