quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Na competição mais importante da temporada do vôlei de praia, Brasil foi duplamente ouro
Brasil foi duplamente ouro na competição mais importante da temporada
Encerrando a série de posts retrospectivos do vôlei de praia brasileiro em 2016, chegou a vez de escrever sobre a grande competição do ano: o Campeonato Mundial, ou Copa do Mundo de Vôlei de Praia, disputado pela primeira vez na história em quatro cidades diferentes (Amsterdã, Apeldoorn, Haia e Roterdã), todas na Holanda. Assim como nos demais torneios, o predomínio foi totalmente brasileiro.

No feminino, mesmo com a queda precoce de Talita/Larissa ainda nas oitavas de final do torneio, para as compatriotas Juliana/Maria Elisa, fomos ouro, prata e bronze, feito inédito na história da competição, criada em 1997.

Na decisão entre Àgatha/Bárbara Seixas e Taiana/Fernanda Berti, melhor para a dupla que viria a ser convocada para os Jogos Olímpicos do Rio posteriormente. Curiosamente, no dia de decisão de Copa América de futebol, o título, após parciais de 21/18 e 21/19, colocaram Àgatha/Bárbara como destaque esportivo em todos os noticiários do dia.

Juliana, cortada da seleção brasileira, em 2013, voltou a disputar a Copa do Mundo. Ao lado de Maria Elisa, eliminou sua antiga parceira, e, depois de uma bela virada sobre as alemãs Holtwick/Semmler, conquistou o bronze, passando a somar cinco medalhas mundiais  (duas pratas, dois bronzes e um ouro).

Nas premiações individuais, Àgatha foi eleita a melhor jogadora do torneio, Fê Berti a melhor atacante e Juliana melhor saque e maior pontuadora.

Alison/Bruno Shcmitd desbancam donos da casa
Entre os homens, nem mesmo os 5.500 holandeses presentes na bela arena montada em Haia impediram a hegemonia de Alison/Bruno Shcmitd. Mesmo com a derrota por 21/12 no primeiro set, os brasileiros reagiram no set seguinte, fazendo 21/14, e depois mostraram toda frieza do mundo para finalizar o longo tie-break em 22/20.

Com o ouro, o "mamute" Alison, que dava sinais de ter se recuperado plenamente das duas cirurgias recentes (apêndice e joelho), chegou à terceira medalha nas três edições de Campeonato Mundial disputadas (foi ouro com Emanuel, em 2011, e prata com Harley, em 2009). Deputando na competição, Bruno Schmitd recebeu o prêmio de melhor atacante de toda a competição.

Pedro Solberg/Evandro, que despacharam os norte-americanos Lucena/Brunner na disputa do bronze, em 2 sets a 0 (22/20 e 21/13), além da medalha, também figuraram entre os melhores jogadores do torneio. Enquanto Solberg foi eleito o maior pontuador, Evandro foi o dono do melhor saque e do saque mais rápido.

A partir daquele torneio, os olhos da imprensa esportiva passaram a tratar o vôlei de praia como uma das grandes apostas para 2016. E, após as conquistas da temporada de Circuito Mundial, nos dois naipes, os gurus de plantão já dão como certa uma boa participação nas Olimpíadas do Rio. Mas deixo para dar este pitaco numa outra postagem!

Adeus, 2015! Chega mais, 2016! Com muita paz, saúde e conquistas, para nós e para todos os nossos atletas!

Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics