Assim como no Mundial, Brasil foi ouro no masculino e no feminino |
Na decisão deste domingo (12), os brasileiros venceram os letões Smedins/Samoilovs por 2 sets a 1 (21/16, 13/21 e 15/10), em 44 minutos de partida.
O bronze ficou com os holandeses Brouwer/Meeuwsen, ao vencerem italianos Ranghieri/Carambula.
Voltando a sua melhor forma, o "mamute" Alison, afastado das quadras por quase seis meses, marcou 10 pontos de bloqueio nos três sets da final. Além disso, chegou ao 17º título de tour mundial, entrando para o TOP 10 dos maiores vencedores de etapas internacionais, ultrapassando Harley e Franco Neto.
Além de garantir o ouro, a dupla eliminou Ricardo/Emanuel nas oitavas e Pedro Solberg/Evandro nas quartas, embolando ainda mais a disputa olímpica.
Mesmo com o 5º lugar geral da etapa, os cariocas seguem na liderança da corrida, com 2.840 pontos. Com os 800 ganhos, Alison/Bruno chegam aos 2.320, ultrapassando os campeões olímpicos de 2004, que agora somam 2.160 pontos.
Entre as mulheres, a corrida também ficou tumultuada após o ouro de Larissa/Talita, que deixaram de jogar o Major de Stavanger, na Noruega, por conta de uma lesão de Talita. Depois, a dupla caiu de rendimento, terminando no modesto 9º lugar em São Petesburgo (EUA) e também em 9º no Campeonato Mundial.
Aos vencerem Fernanda Berti/Taiana por 2 sets a 0 (21/13, 21/17), a dupla comandada pelo técnico Reis Castro agora soma 2.760 pontos, apenas 80 atrás das líderes e atuais campeãs mundiais Ágatha/Bárbara Seixas, que chegaram aos 2.840 após o 5º lugar em Gstaad.
Juliana/Maria Elisa, com a 9º colocação na Suíça, têm 2.600. Fê Berti/Taiana, prata nestas duas últimas decisões, e Maria Clara/Carol apresentam, respectivamente, 1.600 e 1.360.
As canadenses Bansley/Pavan foram bronze por WO, já que Walsh teve um deslocamento no ombro, durante as quartas de final, na partida que culminou na eliminação de Ágatha/Bárbara. Mesmo com o problema, na metade do segundo set, a tricampeã olímpica seguiu jogando até superar as brasileiras por 2 sets a 0. No entanto, ela e a parceira April Ross acabaram abandonando o torneio em seguida, ajudando Fê Berti/Taiana, que seriam suas adversárias das semifinais, e Bansley/Pavan, derrotadas na outra semi por Larissa/Talita. Bansley/Pavan
Líderes em seus naipes, caso a corrida terminasse hoje, Pedro Solberg/Evandro e Àgatha/Bárbara Seixas estariam classificados para as Olimpíadas do Rio. Nunca é demais explicar que a primeira vaga será definida pelo ranking e a segunda vai ser escolhida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), até janeiro de 2016.
Após uma maratona de etapas após etapas, o Circuito Mundial dá uma pausa de uma semana, retornando no dia 21, com o Grand Slam de Yokohama, no Japão (confira aqui o calendário completo).
Já em Toronto, pelos Jogos Pan-Americanos, a disputa pelo ouro começa nesta segunda-feira (13), se estendendo até o dia 21. Lili/Carol Horta e Álvaro Filho/Vítor Felipe são nossos representantes.