terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dupla conquista título mundial logo no primeiro ano da formação.
Depois de alguns cálculos e de perceber que as alemãs Holtwick/Semmler, única dupla que poderia alcançar Talita/Taiana na corrida pela liderança do ranking mundial, não vão disputar a etapa de Phuket, na Tailândia, já é possível afirmar que as brasileiras são campeãs do Circuito Mundial por antecipação.

A conta nem é tão difícil assim: com 1.000 pontos em disputa, duas etapas valendo 500, e com 736 à frente das alemãs, Talita/Taiana só precisariam de um 5º lugar (300 pontos) para garantir o título. Isso porque no somatório das vice-líderes entravam seis etapas europeias, já que o ranking mundial passou a contabilizar várias competições internacionais ao mesmo tempo.

Como Holtwick/Semmler abriram mão da etapa, a conta ficou ainda mais fácil. Título antecipado, sem necessidade de disputar qualquer partida na Tailândia. 

Um título merecido, já que Talita/Taiana se mostraram bem superiores durante boa parte do tour. Em 12 etapas disputadas, foram cinco ouros (China, Holanda, Itália, Estados Unidos e Alemanha), uma prata na China (Xiamen) e um bronze na Suíça.

Certamente, o pior momento no ano foi o 17º lugar no Campeonato Mundial, competição mais importante da temporada.

Mas, como todas as outras duplas, exceto Lili/Bárbara Seixas, foram muito aquém do esperado, as novas campeãs mundiais não podem ser crucificadas pelo tropeço na Polônia.

Nas análises individuais, Talita viveu um dos melhores anos no vôlei de praia: Rainha da Praia, campeã da Copa do Mundo (muito fraca, é verdade), agora Campeã Mundial (conquista inédita na sua carreira) e muito madura e segura em praticamente todas as partidas do ano.

Taiana, tão experiente quanto Talita, mas menos acostumada aos pódios mundiais, também se destacou. Já no primeiro ano com a nova parceira, soube aproveitar bem a oportunidade, fazendo valer o convite recebido.

E, por mais que a CBV possa dizer que a conquista foi fruto do novo sistema de seleção, é importante observar que a dupla não sofreu nenhuma interferência na formação, se mantendo junta durante todo o ano.

Claro que o Circuito Mundial 2013 não contou com Juliana/Larissa, Zhang Xie/Xue (as chinesas jogaram poucos torneios) e Walsh, que só voltou a competir nas últimas etapas, mas os números das brasileiras são muito bons.

Mesmo com todas as polêmicas durante o ano, é muito bom ver o Brasil se mantendo na hegemonia feminina do Circuito Mundial.

Agora são 19 títulos brasileiros contra 3 das americanas.

Os críticos poderão dizer que o que conta mesmo é a medalha olímpica. Mas, para quem tem acompanhando a evolução do vôlei de praia nos últimos anos, fica claro a importância da conquista antecipada de Talita/Taiana. Até mesmo para amadurecer e evoluir para 2016.

Parabéns, meninas! Que seja o primeiro de muitas conquistas mundiais.

PS: Como já são campeãs mundiais, Talita/Taiana não vão disputar a etapa tailandesa. Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa serão nossas únicas representantes.

PS 2: Embora a conta seja clara e a dupla já esteja comemorando o título nas redes sociais, FIVB e CBV ainda não confirmaram o título. Entidades batendo cabeça!

Marcadores
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics