quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dois anos completamente distintos na carreira. Um, marcado pela eliminação precoce em Londres e pela perda da parceria. Outro, com vários ouros e resultados importantes. Demonstrando muita alegria e confiança, Talita aceitou bater um papo - também replicado na Bradesco Esportes FM - falando sobre as frustrações de 2012, do ótimo ano ao lado de Taiana e da expectativa para 2016. Prestes a conquistar o título do Circuito Mundial 2013, os pés continuam no chão e a atleta afirma que ainda está em busca da formação ideal com Taiana.

Bronze em Pequim escapou após derrota para donas da casa. 
Liderança do ranking mundial, Rainha da Praia, Campeã da World Cup e campeã da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil 2013/14. Depois de uma Olimpíada não muito legal em Londres, o seu 2013 está sendo muito bom. Você chegou a imaginar isso?
Com certeza, eu sai de 2012 muito triste. A Olimpíada não foi como eu gostaria, não tive um final de ano muito bacana. Mas, assim que eu chamei a Taiana para jogar, vi tanta felicidade nela com esse convite que isso me trouxe muita motivação. Acho que era o que eu estava precisando e acabou que foi um bom encontro. Não há nada melhor que você sentir na pessoa que está ao seu lado essa felicidade por estar jogando com você. Eu não imaginava , lógico, tantos resultados em tão pouco tempo, mas imagina que a felicidade voltaria e que nós conseguiríamos ter bons resultados.

Você fez uma Olimpíada não muito legal (terminou em 9º) e logo depois a Maria Elisa resolveu desfazer a parceria. Você chegou a dizer em algumas entrevistas que ficou sem muitas opções de defensoras. Depois disso chegou a Taiana, vocês se firmaram e os resultados estão aí. Quando você chamou a Taiana, o pensamento era que a parceria fosse dar tão certo assim?
Acho que o tão certo foi porque a gente acreditou. Quando a gente sentou para conversar, eu falei o que gostaria, quais eram os meus planos. Ela aceitou, o Pompilho – nosso técnico – acreditou no trabalho. A gente queria fazer a nossa história, mas não imaginávamos que ia ser tão rápido. Na verdade, não foi um início tão vitorioso: a gente só conseguiu chegar em uma final do Circuito Banco do Brasil na temporada passada (em quatro etapas disputadas), sem conquistar nenhum título. Mas a Taiana já vinha demonstrado ao longo dos anos a capacidade dela. Acho que ela mostrou que podia crescer muito mais e formar um time grande.

Na questão da seleção, você e Taiana e Maria Clara/Carol não sofreram alterações na parceria. Você acha que isso foi um ponto positivo para vocês?
A gente não mudou, mas era um time novo. Na verdade, acho que só a Maria e a Carol que já eram um time desde antes a seleção. O nosso início também foi se ritmo, mas a gente foi ganhando e o entrosamento foi chegando ao longo dos treinamentos.

E para o Circuito Brasileiro: enquanto Maria Elisa, Ágatha e Lili estão refazendo o entrosamento, você e Taiana seguem o mesmo trabalho. Isso ajuda vocês, pelo menos nessas primeiras etapas?
Acho que isso pode ajudar. Acho que a gente sofreu no início por não termos jogado juntas em nenhum momento das nossas carreiras. Mas também acho que elas vão voltar a se entrosar rápido, mesmo com a quebra de parceria que teve na seleção. Eu mesma fiquei quatro meses sem jogar com a Maria Elisa e me entrosei rápido para jogar a World Cup em Campinas.

Depois de várias etapas de Circuito Mundial, vocês já devem estar cansadas. Como será a preparação de agora para frente, já que Circuito Mundial e Brasileiro serão simultâneos?
Ainda faltam algumas etapas do Mundial e o Brasileiro começou agora. Enquanto a gente está no meio para o final da temporada internacional, acabamos de começar a brasileira. Por ser momentos diferentes, é difícil conciliar. Vamos ter que fazer um trabalho mais equilibrado. A gente não pode nem esquecer o Circuito Mundial e nem o Brasileiro. Mas o vôlei de praia sempre teve um pouco disso. Sempre no segundo semestre, a gente voltava do Circuito Mundial um pouco cansada. Só que também era a final da temporada nacional. O que tá mudando agora é isso: estamos voltando de um Circuito Mundial desgastadas, mas, por outro lado, tem a vantagem de ter mais ritmo de jogo. Por mais que corpo e mente estejam cansados, esse ritmo de jogo compensa.

E como será a divisão das etapas que vocês vão jogar? Qual competição vai ter prioridade?
Como esse ano a contagem de pontos é de forma corrida, somando todas as etapas que a dupla disputar, dificulta um pouco abrir mão de alguma etapa do Circuito Mundial para jogar o Brasileiro. Então, ainda há muitos pontos em jogo e nem dá para pensar em folga de pontos em relação ao time vice-líder do ranking mundial porque a gente não sabe como serão aos próximos resultados. Com a regra anterior, que contava um certo número de etapas, as duplas podiam se dar ao luxo de abrir mão de algum torneio. Agora não.


Você e a Taiana foram indicadas ao Prêmio Esportivas do Ano, nos Estados Unidos.  Você acha que a conquista desse Prêmio vai ser a consagração do ano de vocês?
Com certeza. A indicação já deixou a gente muito feliz. Só o fato de estar concorrendo com outras atletas de outras modalidades já é muito bacana. E se a gente vencer, vamos ter ainda mais estímulo, até mesmo pensando em 2016. Essa conquista vai ser para somar e motivar ainda mais.

Mesmo não sendo carioca, você vive e treina no Rio. E começando um ciclo olímpico com bons resultados faz você pensar numa boa Olimpíada na sua “casa”?
Faz, com certeza. Só de saber que a próxima Olimpíada vai ser no Brasil, ainda mais no Rio, cidade que eu vivo há muitos anos, é muito bacana. Eu acredito que você começa a se preparar para uma Olimpíada quando a outra acaba. E 2013 está sendo um ano muito bom, com a construção do nosso time e com uma confiança muito boa. O objetivo, então, é ir conquistando mais títulos e chegar muito bem em 2016.

Você já esteve em duas Olimpíadas e ainda não conquistou medalha. Um pódio olímpico, ainda mais no Rio, é o resultado que falta nos seus vários anos de carreira no vôlei de praia?
Seria sim. Eu trabalhei nos dois últimos ciclos para isso e ainda continuo trabalhando. Em Pequim, eu e Renata chegamos na semifinal, depois de uma classificação, de certa forma, surpreendente para aos Jogos. Naquela época, a concorrência era grande e deixamos Adriana Behar/Shelda para trás, por exemplo. Em Londres, a semifinal não veio. Se eu tinha um sonho que era ir a uma Olimpíada, parte dele eu já realizei. Mas todo atleta busca ir aos Jogos e buscar uma medalha. E isso é também o que eu busco desde que comecei a jogar.

Marcadores
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics