sábado, 20 de novembro de 2010

Você sabe o que atletas como Giba, Falcão, Gustavo Kuerten, Emanuel,Talita, Maria Elisa, Lili, Luana, Harley, Robert Scheidt, dentre outros, têm em comum? Já percebeu qual marca eles estampam no uniforme?

Hoje você confere uma entrevista bem diferente aqui no Primeiro Set. Já teve a vez dos atletas, a vez da fã e agora chega a vez do patrocinador. Publico hoje um post especial sobre o Banco do Brasil, patrocinador de todas as seleções nacionais de vôlei indoor, masculinas e femininas, em todas as categorias (do infantil ao adulto) e do vôlei de praia, além de outros esportes como iatismo, ciclismo e futsal. 

Conversei com Michelle Domingues, da diretoria de marketing e comunicação da empresa, para conhecer um pouco mais sobre esse patrocínio tão importante, sobretudo ao vôlei de praia, modalidade que atualmente está mais esquecida na mídia.

Talita atuando como garota propaganda do banco.
E os números impressionam.  Só na praia, são ao todo 37 atletas patrocinados. Além da divulgação direta da marca Banco do Brasil por Fernandão, Patrícia, Fernanda, Álvaro, Vitor, Paulo Victor, Carlos Luciano, Evandro, Felipe, Marcos Vinícius e Gustavo ainda são explorados os produtos do banco. Emanuel, Alison e Ricardo divulgam o Ourocap; Márcio, Fábio Luiz, Harley, Billy, Rodrigo Saunders, Lili, Luana, Michelle e Neide o BB Seguro Auto; as meninas Elise, Shaylyn, Ágatha, Raquel, Pauline, Mariana, Júlia Schimtd, Fabi e Taiana o BB Seguro Vida Mulher e Franco, Jan, Natália e Carol o BB DTVM.

Com parceria iniciada em 1991 e contrato firmado até 2012, o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia recebe gratuitamente, em média, 16 mil torcedores nos quatro dias de cada etapa. 

Segundo Michelle, a entrada gratuita facilita a divulgação do vôlei de praia, o que consequentemente, traz bons retornos à marca. “Gerar relacionamento com o público presente é um dos objetivos do banco. Além das tradicionais camisetas, o torcedor leva para casa brindes como bandanas, bonés, squeezes, etc. Ainda como forma de promoção do Banco do Brasil, são feitas visitas sociais e ações de endomarketing (para o público interno) a cada etapa”. Respondeu Michelle.

Paralelo ao vôlei indoor e de quadra, há ainda o projeto embaixadores do esporte, fundado em 2003, que atua em ações como visitas a empresas, clientes e autoridades, seguidas de coletivas de imprensa e sessão de fotos e autógrafos; palestras para o público externo e interno; jogos de exibição e visitas a entidades parceiras. “Hoje, participam do projeto os ex-jogadores Carlão, Marcelo Negrão, Sandra Pires, Paulão, Maurício, além de Adriana Behar e Virna.” Lista Michelle.

Mais recentemente, em 2009, foi criado o desafio 4X4, em que jogadores de praia e de quadra se enfrentam numa competição completamente inovadora e diferente. De acordo com Michelle, “o evento tem movimentado as cidades por onde passa e gerado bastante mídia espontânea”, aquela em que não é preciso pagar para divulgar uma matéria.

Ainda de acordo com Michelle, mesmo sem muitas transmissões do vôlei em TV aberta, a visibilidade na marca é satisfatória. “Temos um estudo para viabilizar a transmissão do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Ainda que sem transmissão, entendemos que a prioridade do patrocínio do Banco do Brasil é o incentivo ao esporte brasileiro.”

E as cifras investidas têm um retorno muito positivo, tanto para o esporte quanto para o patrocinador. Em 19 anos de parceria, o vôlei brasileiro tornou-se uma das maiores potências do esporte a nível mundial e o Banco do Brasil mudou sua imagem. Um banco antes visto como uma empresa velha, fundada em 1808, com a vinda da família real ao Brasil, que não estava atravessando um bom momento, se rejuvenesceu com o apoio ao esporte, conquistou o público jovem e passou a ser uma das marcas mais citadas pelos brasileiros em pesquisas de lembranças de marca (Top of Mind).

Em 2007, segundo o site do Banco do Brasil, foram investidos mais de R$ 60 milhões em marketing esportivo e a empresa teve um faturamento superior a R$ 5 bilhões. Em 2010, esse valor foi alcançado ainda no primeiro semestre.
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