Dupla 22 no ranking, Duda/Elize terminaram em 1º em Pajuçara |
Sem Alison/Bruno Schmitd, Pedro Solber/Evandro assumiriam o papel de "dupla número 1" do Brasil na etapa. E logo no primeiro torneio do ano - em função da preparação olímpica, os cariocas optaram por não jogar as etapas de Niterói e Natal do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia -, chegaram à decisão.
Mas, depois de vencerem os promissores Guto/Saymon na semifinal brasileira, Solberg/Evandro acabaram sendo parados pelos norte-americanos Dalhausser/Lucena, por 2 sets a 1 (21-19, 19-21, 15-12) na decisão deste domingo (28). Um resultado que não é nenhum fracasso para uma dupla que estreava na temporada 2016. Mas, por outro lado, um ouro americano, em plena Maceió, que dá a Dalhausser, campeão olímpico em 2008, uma motivação maior para entrar na lista dos postulantes ao título nas Olimpíadas do Rio.
Guto/Saymon, bronze no Open do Rio, ano passado, repetiram o resultado. Numa disputa caseira pelo terceiro lugar, acabaram derrotando Álvaro Filho/Vítor Felipe por 2 sets a 0 (21-18, 25-23).
André/Oscar, Bruno/Hevaldo e George/Thiago terminaram em 9º e Ricardo/Harley em 25º.
Primeiro título mundial para Duda/Elize
Se a expectativa por um título de dupla olímpica era grande no masculino, no feminino ela era dobrada já que, pela primeira vez na temporada, Larissa/Talita e Àgatha/Bárbara Seixas disputavam o mesmo torneio. Também ainda sem jogar em 2016, Àgatha/Babi optaram por abrir os trabalhos do ano olímpico somente em Maceió.
Duda/Elize Maia, dupla 22 no ranking mundial, no entanto, acabaram roubando a cena. Com uma eliminação de Larissa/Talita ainda nas quartas de final, e com Àgatha/Bárbara derrotadas nas semifinais, restou à dupla menos famosa conquistar o ouro brasileiro. De forma muito segura, como se fossem elas o time olímpico do Brasil, venceram as experientes holandesas Meppelink/Van Iersel por 2 sets a 0, com parciais bem expressivas: 21-10, 21-13.
Com 17 anos e seis meses, Duda tornou-se a terceira atleta mais jovem a conquistar um título de Circuito Mundial.
Após o tropeço das semifinais, justamente para as holandesas, Ágatha/Bárbara não tiveram dificuldades em derrotar as argentinas Gallay/Klug, atuais campeãs pan-americanas, e fecharam a etapa com o bronze.
Além da Larissa/Talita, Juliana/Taiana, Lili/Maria Elisa e Ângela/Rachel também foram eliminadas nas oitavas, encerrando o torneio na nona colocação. Josi/Val terminaram em 25º.
No balanço geral, medalhas para Pedro Solberg/Evandro e Àgatha/Bárbara Seixas, times teoricamente "número dois" de seus respectivos naipes, e medalhas das parcerias "número 1" substituídas por duas jovens duplas, que não estarão nos Jogos do Rio.
Após a etapa de Maceió, o Circuito Mundial retorna com o Grand Slam do Rio de Janeiro, a partir do dia 8 de março. Confira aqui o calendário completo.