Escolha se deu pelo ranking internacional e pelo interesse das parcerias em disputar os Jogos. Foto: Divulgação/FIVB |
Diferente dos eventos anteriores, o país não terá suas principais parcerias na competição. Desta vez, a luta pelo ouro ficará sob a responsabilidade de Álvaro Filho/Vítor Felipe e Lili/Carol Horta.
De acordo com a CBV, além de levar em conta a colocação das parcerias no ranking internacional, a escolha partiu do interesse dos atletas em disputar o Pan. Vale destacar que os jogos do vôlei de praia vão acontecer entre os dias 13 e 21 de julho, época em que serão disputados o Major Series de Gstaad, na Suíça, e o Grand Slam de Yokohama, no Japão. Como esses dois torneios somam pontos na corrida pela classificação olímpica, ficaria difícil ver as duplas "de ponta" também em ação em Toronto.
Com dois ouros (Rio e Guadalajara) e um bronze (Winnipeg), Larissa é a maior vencedora da modalidade, que está nos Jogos desde 1999. Emanuel, campeão em 2007, no Rio de Janeiro, ao lado de Ricardo, e em 2011, em Guadalajara, com Alison, detém dois ouros.
Lili/Carol Horta estarão no grupo B, com times de Costa Rica, Chile e Nicarágua. Já Alvinho/Vítor Felipe vão enfrentar mexicanos, venezuelanos e o time de Aruba, também pela chave B.
Mesmo sem os medalhões, as chances de ouro são boas. Por mais que os campeonatos sul-americanos mostrem a evolução das parcerias continentais, os dois times brasileiros são superiores. Vale lembrar também que, como tradicionalmente acontece, os Estados Unidos devem enviar seu plantel B.
PS: Pelo Circuito Mundial, Larissa/Talita estão nas semifinais do Major Series de Porec, na Suíça. Entre os homens, Ricardo/Emanuel, Pedro Solberg/Evandro e Alvinho/Vítor Felipe estão nas oitavas de final. Alison/Bruno Schmitd foram eliminados pelos compatriotas Ricardo/Emanuel na repescagem.