Além das medalhas para o Brasil, tour definirá representantes
do país nos Jogos Rio 2016 (Foto: Divulgação/FIVB)
|
Na decisão deste domingo (31), disputada contra as holandesas Meppelink/Van Iersel, as brasileiras não tiveram dificuldades e fecharam a partida em 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/14, em 40 minutos de partida.
Além de garantir os primeiros 800 pontos do ranking 2015, Larissa alcançou a marca de 51 títulos conquistados em etapas de Circuito Mundial, tornando-se a maior vencedora da competição. Até então, ela dividia o posto com a tricampeã olímpica Kerri Walsh, que abandonou o torneio ainda na fase classificatória, devido a uma lesão nas costas.
Além de Larissa/Talita, o Brasil foi representado por Lili/Carol Horta, que terminaram em 5º, Ágatha/Bárbara Seixas, Maria Clara/Carol e Juliana/Maria Elisa, parcerias que deram adeus ao torneio nas quartas de final, obtendo a 9ª colocação.
Já entre os homens, Pedro Solberg/Evandro acabaram sendo derrotados pelos veteranos Herrera/Gavira. Num duelo muito equilibrado, também disputado neste domingo (31), os espanhóis venceram por 2 sets a 0, com parciais iguais de 21/19. Para chegar à decisão, os cariocas eliminaram Alison/Bruno Schmitd nas semifinais e Ricardo/Emanuel nas quartas de final.
Com a prata, Solberg/Evandro garantiram 720 pontos. Alison/Bruno Schmitd, derrotados pelos alemãs Erdmann/Matysik na disputa pelo bronze, terminaram na quarta colocação, com 560 pontos. Ricardo/Emanuel foram 5º, somando 480 e Álvaro Filho/Vítor Felipe foram eliminados nas quartas. somando 360 pontos.
Sem tempo a perder, as duplas partem para a disputa do Major Serie de Porec, na Croácia, cujas partidas começam já a partir desta terça (2).
Vale lembrar que a escolha da primeira dupla masculina e feminina que representará o Brasil em 2016 será pela contagem de pontos, nos cinco Grand Slams (este da Rússia, Estados Unidos (2), Japão e Polônia) e quatro Major Series (Croácia, Noruega, Suíça e país a ser confirmado). Os dois piores resultados de cada parceria será descartado. A segunda vaga de cada naipe será mediante escolha da CBV. Confira aqui detalhes da classificação.
Portando, se a Olimpíada fosse hoje, Larissa/Talita e Pedro/Evandro eram nossos primeiros representantes. É aguardar para ver como ficará o cenário nas próximas etapas.
Além da abertura da corrida olímpica, começou também nesta semana a Liga Mundial 2015. Jogando em Belo Horizonte, o Brasil conseguiu duas vitórias em dois jogos contra a Sérvia, pelos placares de 3 sets a 2 e 3 sets a 1.