quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Diferente de 2012, contagem de pontos será somente no ranking 2015.
A um dia da abertura das competições 2015 do vôlei de praia, a Confederação Brasileira de Vôlei de Praia (CBV) divulgou nesta quinta-feira (22) os critérios de classificação para os Jogos Rio 2016.

De acordo com a entidade, "uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a vaga pela pontuação obtida no ranking mundial, enquanto os outros dois times serão indicados pela entidade, baseados também em critérios técnicos e de meritocracia".

Outra mudança, talvez a mais significativa, é o encurtamento da contagem de pontos no ranking mundial. Diferente de Londres 2012, haverá o somatório da pontuação somente neste ano de 2015, em oito das dez etapas previstas.

Serão considerados para a pontuação os cinco Grand Slams da temporada (Rússia, Estados Unidos (São Petesburgo), Japão, Estados Unidos (Long Beach) e Polônia), os quatro Major Series (Croácia, Noruega, Suíça e Alemanha) e o Campeonato Mundial (Holanda).

Ou seja, o que eu havia escrito no último post não vale mais: se antes as duplas tinham que manter uma boa sequência, e uma boa pontuação até meados de 2016, o processo foi encurtado em seis meses. Já no início do ano olímpico, teremos uma dupla de cada naipe definida. Ainda segundo a CBV, a vaga de indicação da entidade será divulgada na primeira quinzena de janeiro.

Em todas as edições de vôlei de praia nas Olimpíadas, esta será a primeira vez que a dupla classificada será conhecida de forma tão antecipada.

De acordo com o gerente de Seleções de Praia e ex-atleta olímpico Franco Neto, a decisão visa dar mais tempo de preparação para as duplas, que treinarão única e exclusivamente para os Jogos.

Uma medida muito interessante, talvez a melhor das tantas e tantas mudanças do vôlei de praia dos últimos anos. E se antes as parcerias tinham que entrar focadas no Circuito Mundial 2015, agora a pressão ficou ainda maior.

A partir desta sexta-feira (23), o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia retorna, com a sexta etapa da temporada 2014/15, em Fortaleza (CE). Obter bons resultados, para ficar dentro da meritocracia, pode ser fator decisivo na indicação da segunda dupla brasileira no Rio de Janeiro.
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics