sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fim de uma era: Larissa se despede da parceira Juliana.
Três dos quatros semestres do ano já foram relembrados na retrospectiva do vôlei brasileiro em 2013 aqui no blog. Neste último post, é hora de recordar das competições pós-Olimpíadas. Dentre os fatos mais marcantes: conquista mundial do Sollys/Nestlé e separação de Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa.

Circuito Mundial: Ju/Larissa garantem hepta
Se o início de temporada não começou bem, o final dela foi bem mais feliz. Tal como em seis dos últimos sete anos, o título do Circuito ficou nas mãos das brasileiras recordistas de títulos mundiais.

Com a desistência de Zhang Xi/Xue e com o título de Juliana/Larissa assegurado mesmo sem a necessidade de disputa da última etapa da temporada, Àgatha/Bárbara Seixas, que se destacaram nas competições do segundo semestre de 2012, garantiram o primeiro pódio de Circuito Mundial da parceria.

No masculino, 100 pontos separaram Alison/Emanuel do bi. Com a eliminação ainda nas quartas-de-final do Grand Slam da Polônia, o título acabou ficando com os norte-americanos Gibb/Rosenthal, que acabaram sendo beneficiados pela pausa de Alison ainda na primeira etapa da temporada por conta do corte sofrido no braço.

Mundial de Clubes: Sollys/Nestlé campeão e Sada Cruzeiro vice
Depois das conquistas da Superliga e do Sul-Americano, Sollys/Nestlé e Sada Cruzeiro partiriam para Doha, no Qatar, em busca do título de campeões do mundo.

E, após 18 anos de jejum, a conquista feminina voltaria a ser verde-amarela. Vitória tranquila sobre o Rabita Baku, atual campeão mundial, por 3x0 (25/16, 25/14 e 25/17) e encerramento de uma temporada perfeita para a equipe de Osasco.

Pelo masculino, título também brasileiro, mas não da equipe cruzeirense. Contando com a enorme ajuda do levantador Rapha, os italianos do Trentino venceriam a partida decisiva por 3x0 (25-18, 25-15 e 29-27) e garantiriam o quarto título mundial consecutivo.

Mesmo sem apresentar o mesmo voleibol da Superliga, a equipe mineira ainda veria três de seus jogadores entre os oito melhores do Mundial de Clubes: Wallace (melhor sacador), William (melhor levantador) e Serginho (melhor recepção).

Superliga: nova temporada, novas equipes, velhos problemas de transmissão
Início em 2012, encerramento em 2013. Nas primeiras rodadas da edição 2012/13 da Superliga, o que se viu foi o bom e velho equilíbrio de sempre.

No masculino, RJX e Sada Cruzeiro largaram na frente e logo nas primeiras rodadas confirmaram o porquê de serem considerados os principais favoritos. Depois de três derrotas nas três primeiras rodadas, a equipe do Sesi-SP buscou a reação, fechou o ano na 3ª colocação e acabou voltando ao pelotão de postulantes ao título.

Pelo feminino, fim de polorização Sollys/Nestlé e Unilever. Com a nascimento da equipe do Vôlei Amil e com a boa campanha do Banana Boat/Praia Clube, a competição ganhou mais equilíbrio e contou com bons jogos nas oito primeiras rodadas.

Uma das poucas novidades, no entanto, ficou por conta das coberturas televisivas. Embora a CBV tenha implantado as transmissões online, via Live Score, várias foram as partidas que ficaram fora da grade de programação das emissoras. Inclusive toda a 2ª rodada da competição masculina.

Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia: duplas saem de cena e outras despontam
Novo formato, que tal como na Superliga passa a dividir a temporada entre alguns meses de 2012 e outros de 2013, novas duplas e despedidas importantes. 

Deixando para trás os pontos das etapas do primeiro semestre e partindo do zero em Cuiabá, a nova temporada feminina seria novamente "quebrada" na etapa do Rio de Janeiro por conta das separações de Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa.

Ainda sem saber se volta ou não às areias, Larissa se despediu de Juliana para se dedicar os negócios e ao sonho de ser mãe. Talita/Maria Elisa, juntas desde 2009, optaram por encerrar a parceria justamente ao final do ciclo olímpico. Para 2013, Juliana atuará ao lado de Maria Elisa e Talita, embora não tenha confirmado oficialmente, deverá jogar com Taiana.

Alheias às separações, Ágatha/Bárbara Seixas e Lili/Rebecca foram as grandes sensações das seis etapas disputadas.

Sensações que responderam pelo nome de Pedro Solberg e Bruno Schimtd no masculino. Já de olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os novos parceiros venceram quatro das seis etapas disputadas na temporada 2011/12. Para a primeira etapa do novo ano, a dupla tem como objetivo defender os 16 jogos de invencibilidade acumulados em 2012.

E assim chega ao fim a retrospectiva 2012 aqui no blog. Espero que tenham gostado e relembrado alguns dos fatos que marcaram o ano que se passou!

Um FELIZ e ABENÇOADO 2013 a todos!
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics