domingo, 9 de janeiro de 2011

Ele tem apenas 15 anos de idade, é natural de Salvador (BA) e no final de 2006 mudou-se com a mãe para Vitória (ES), onde ela o colocou para jogar vôlei. Com início do Circuito SUB-21 de vôlei de praia marcado para começar amanhã, dia 10 de janeiro, o Primeiro Set entrevista Fernando Sturaro, o mais jovem atleta da competição.

Embora jovem, Fernando já acumula vários títulos e prêmios de destaque na promissora carreira: foi vice campeão estadual SUB-19, campeão estadual de vôlei de quadra infanto-juvenil 2009, eleito o melhor atleta SUB -17 e SUB -19 nas temporadas 2009 e 2010 do Circuito Estadual de Vôlei de Praia e em 2011, foi indicado, pela Federação do Espírito Santo, à seleção brasileira de vôlei indoor.

Fernando Sturaro. Arquivo pessoal.
Mas, a pouca idade não condiz com o pensamento de gente grande do garoto. Quando perguntado sobre as abdicações que a carreira de jogador gera, Fernando mostrou bastante maturidade e citou a dedicação que um atleta precisa ter. “Aprendi com minha mãe e meu pai coisas que tempos depois vim aprender novamente no voleibol. Responsabilidade e a ética me fizeram amadurecer muito como pessoa e consegui, mesmo com muitos problemas pessoais desde criança, a lidar com a vida e suas dificuldades. Como atleta não é diferente, tenho meus deveres, me empenho e, tudo no seu tempo, colho o que eu planto, a partir de muita dedicação. Não é fácil, mas abdiquei uma vida de adolescente “popular” para melhorar dentro de quadra.” Surpreende Fernando.

Focado na profissão, o jogador ainda falou sobre o fato de ter que viver longe de Salvador e da família. “Agora já me acostumei, mas o pior é não poder estar com minha família em datas festivas, feriados e férias. Mas, por outro lado, e graças a ela, me inspiro a cada dia.” Confessa.

Fernando se lembra de uma medalha que começou a fazê-lo entender melhor sobre o vôlei. “Lembro que era uma manhã de domingo e eu, com 9 anos de idade, estava ao lado da minha mãe para acompanhar a final olímpica entre Ricardo e Emanuel contra os espanhóis Javier Bosma e Pablo Herrera. Naquela olimpíada me recordo também da medalha de prata da dupla Adriana Behar e Shelda.” Recorda-se o jogador.

Mas, a paixão pelo vôlei se consolidou em 2006.  “O gosto pelo vôlei se tornou definitivo quando vi a etapa do Circuito Mundial, em vitória. Acompanhei todos os jogos e de lá para cá foi virou uma paixão que hoje já se torna uma meta para um futuro próximo, se Deus quiser.” Confessa.

Para conquistar os objetivos, Fernando treina forte. Ao lado do parceiro Lucas Ribeiro e da equipe formada pelos jogadores Júlio Nascimento, Luciano, Heder, Juliano, Isabela Maio e Shirleny, são de cinco a seis horas de atividades por dia, dividido entre treino físico, com bola e academia. E buscando se sair bem nas primeiras etapas do Circuito Brasileiro SUB-21, os jogadores nem tiraram férias após a temporada passada. “Os planos da nossa equipe para as primeiras etapas é sair melhor, pois estamos treinando há quase um mês, sendo que os outros (maioria) começaram essa semana.” Analisa Fernando.

Em 2011, os objetivos já estão bem traçados. “Com certeza, vou buscar uma boa colocação no SUB-21, principalmente, nas etapas de Vitória e Salvador, minhas casas. Busco pelo menos um pódio no Circuito Estadual e também busco passar do qualyfing em algumas etapas do CBBVP. Já internacionalmente, viso uma vaga no Mundial SUB-19, que deve acontecer no segundo semestre do ano.” Planeja o jogador.

Mas, mesmo com muitos sonhos e objetivos, a carreira muitas vezes esbarra nas dificuldades que o esporte apresenta. “Nas últimas duas temporadas, não se teve nenhum torneio SUB-17, SUB-19 ou SUB-21 no Espírito Santo. Cria-se o ranking das categorias a partir do ranking na categoria adulto e isso dificulta muito nosso avanço, nos forçando a jogar torneios nestas categorias em outros estados, aumentando mais os investimentos financeiros. E sem dúvida nenhuma, aparecer no cenário nacional é a grande dificuldade. Sem falar no patrocínio, que está cada vez mais difícil. Sigo buscando apoio para me ajudar, principalmente, em custeio de viagens. Conto hoje somente com o apoio da Fitness Fight Centro de Saúde, uma academia localizada perto do meu CT, onde eles sedem a academia para minha equipe malhar e da minha comissão técnica, formada por Celso Jantorno e Lourival Correa." Comenta o atleta.

O jogador analisou as mudanças anunciadas pela CBV no número de etapas do Circuito SUB-21 para a temporada 2011. “Por um lado é muito bom passar de 6 para 12 o número de etapas, pois a categoria passa a ter maior valor em meio nacional devido a meta da CBV de formar atletas para as Olimpíadas do Rio 2016 e posteriores; por outro lado para jogadores que estão com dificuldades em conseguir patrocínio e bancar passagens, 12 etapas torna-se um número enorme para quem ainda está no início.” Analisa o jovem jogador.

Fernando também comentou sobre a mudança que coloca SUB-21 e Circuito Banco do Brasil na mesma cidade e semana. “Sendo na mesma cidade e na mesma época das etapas do torneio adulto, os atletas mais jovens poderão ser analisados pela CBV. Além disso, o torneio aumentará em nível e estrutura. Haverá também uma economia no bolso dos que disputam o Circuito SUB-21 e o OPEN, sem contar no contato com os jogadores mais experientes e populares. Isso fará com que eles abram as portas para nós na mídia, em torneios dentro e fora do país. É essencial o contato com a galera mais “rodada”, pois assim pegaremos experiência e compartilharemos momentos no vôlei.” Acredita.

E para os próximos anos, Fernando também tem objetivos bem traçados, inclusive olímpicos. “Em 2016, estarei com 21 anos. Não sei certamente se vou conseguir uma vaga para defender o Brasil, mas o novo critério a ser adotado, segundo Ary Graça, ainda deixa viva a esperança de jogar. Mas posso falar para 2020, que, com fé em Deus, estarei bem melhor, técnica e fisicamente, além de mais experiente. E aí fica muito mais real uma chance em 2020.” Sonha o jovem jogador.

Fernando e seu parceiro Lucas Ribeiro estão entre as nove duplas masculinas garantidas no ranking principal da etapa de Vitória. Além deles, Ramon/Anderson Melo (RJ), Marcus/Gustavo (RJ), Renan/Rodrigo Carvalho (PB), Márcio Gaudie/Felipe (RJ), Felipe Vale/Fernandinho (PR), Léo Morais/Mateus Silva (PB/CE), JP/Victor Palis (RJ) e Felipe Hernandez/Iago (RJ) estão assegurados na competição.

Clique aqui e confira o calendário completo do Circuito SUB-21 de vôlei de praia. 

Saque curto:
Nome completo:Fernando Luis Rabelo Sturaro               
Idade: 15 anos
Peso e altura: 76 kg e 1,91 m
Apelido: Fernandinho  
Um filme: Quem quer ser um milionário
Comida preferida: Pizza
Time de futebol: Bahia
Uma música: I don’t wanna wait - SOJA
Mania: Estalar dedos
Ídolo: Ricardo, da dupla Márcio e Ricardo
Um sonho: me tornar um campeão olímpico
Hobbie:  DJ
Comentários
2 Comentários
Real Time Web Analytics