quinta-feira, 19 de julho de 2012

Brasileiros têm boas chances de avançar em primeiro.
Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha já têm adversários definidos nas Olimpíadas. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) realizou na tarde de hoje, 19, em Klagenfurt, na Áustria, o sorteio dos grupos do vôlei de praia em Londres.

Grupos que serão fundamentais para definir os cruzamentos seguintes na próxima fase e, consequentemente, o pódio olímpico.

Como era de se esperar, Alison/Emanuel e Juliana/Larissa, que serão cabeças de chave do grupo A por conta da primeira colocação do ranking olímpico, aparentemente, terão uma vida um pouco mais "tranquila" no início da competição.

Como também era de se esperar, Ricardo/Pedro Cunha (6º colocados no ranking olímpico) e Talita/Maria Elisa (5º colocadas) deveriam ser as parcerias brasileiras que encontrariam maiores dificuldades.

No entanto, Ricardo/Pedro Cunha acabaram dando sorte ao cair na chave da dupla dona da casa, que somou apenas 522 pontos na corrida olímpica (menos que um décimo do somário dos brasileiros). Talita/Maria Elisa não deram a mesma sorte, mas devem ter mais trabalho somente com as alemãs Goller/Ludwig.

Outros dois detalhes interessantes: assim como o confronto brasileiro entre Larissa/Ana Paula e Criz/Andrezza (que defenderam a Geórgia) na primeira fase de Pequim, um novo encontro brasileiro acontecerá em Londres: Alison/Emanuel enfrentarão o brasileiro naturalizado suiço Bellaguarda.

Já no grupo C, o duelo será entre campeãs olímpicas: Walsh/May (campeãs em 2004 e 2008) enfrentarão a australiana Natalie Cook, ouro em Sydney 2000.

Após confrontos diretos entre as duplas de cada grupo, avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

Confira todos os grupos do masculino e do feminino:

MASCULINO

Grupo A

Alison/Emanuel (Brasil) (1º)
Bella/Heuscher (Suíça) (9º)
Lupo/Nicolai (Itália) (15º)
Doppler/Horst (Áustria) (Continental Cup)

Grupo B
Rogers/Dalhausser (EUA) (2º)
Herrera/Gavira (Espanha) (10 º)
Benes/Kubala (República Tcheca) (12º)
Asahi/Shiratori (Japão) (Continental Cup)

Grupo C
Brink/Reckermann (Alemanha) (3º)
Wu/Xu (China) (11º)
Heyer/Chevallier (Suíça) (16º)
Semenov/Prokopiev (Rússia) (Continental Cup)

Grupo D
Gibb/Rosenthal (EUA) (4º)
Fijalek/Prudel (Polônia) (7º)
Samoilovs/Sorokins (Letônia) (13º)
Chiva/Goldschmidt (África do Sul) (Continental Cup)

Grupo E
Schuil/Nummerdor (Holanda) (5º)
Erdmann/Matysik (Alemanha) (8º)
Plavins/Smedins (Letônia) (14º)
Hernandez/Fañe (Venezuela) (Continental Cup)

Grupo F
Grotowski/Garcia-Thompson (Grã-Bretanha) (donos da casa)
Ricardo/Pedro Cunha (Brasil) (6º)
Skarlund/Spinnangr (Noruega) (Continental Cup)
Binstock/Reader (Canadá) (Continental Cup)

FEMININO

Grupo A
Juliana/Larissa (Brasil) (1º)
Holtwick/Semmler (Alemanha) (10º)
Klapalova/Hajeckova (República Tcheca) (15º)
Rigobert/Li Yuk (Ilhas Maurício) (Continental Cup)

Grupo B
Chen Xue/Zhang Xi (China) (2º)
Kuhn/Zumkehr (Suíça) (9º)
Arvaniti/Tsiartsiani (Grécia) (16º)
Vasina/Vozakova (Rússia) (Continental Cup)

Grupo C
Walsh/May (EUA) (3º)
Slukova/Kolocova (República Tcheca) (11º)
Doris Schwaiger/Stephanie Schwaiger (Áustria) (13º)
Cook/Hinchley (Austrália) (Continental Cup)

Grupo D
Kessy/Ross (EUA) (4º)
Keizer/Van Iersel (Holanda) (7º)
Liliana/Baquerizo (Espanha) (12º)
Zonta/Gallay (Argentina) (Continental Cup)

Grupo E
Talita/Maria Elisa (Brasil) (5º)
Goller/Ludwig (Alemanha) (8º)
Palmer/Bawden (Austrália) (14º)
Meppelink/Van Gestel (Holanda) (Continental Cup)

Grupo F
Mullin/Dampney (Grã-Bretanha) (donas da casa)
Cicolari/Menegatti (Itália) (6º)
Ukolova/Khomyakova (Rússia) (Continental Cup)
Lessard/Martin (Canadá)  (Continental Cup)

PS: Mais uma vez o Primeiro Set foi indicado para participar da maior premiação da blogosfera brasileira: o Top Blog Brasil. Se você acha que o blog merece o seu voto, acesse a página do Prêmio e ajude a colocar um espaço de vôlei entre os mais bem votados do país.

Foto: FIVB

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Antes das postagens olímpicas que estão por vir, um "merchan" para este humilde blog. Mais uma vez o Primeiro Set foi indicado para participar da maior premiação da blogosfera brasileira: o Top Blog Brasil. 

A premiação não envolve valores financeiros e a ideia principal do concurso é promover e divulgar a iniciativa dos blogueiros que interagem pela internet.

Nessa edição 2012, o objetivo é ficar novamente entre os 30 melhores da categoria esporte, tal como na votação do ano passado.

A primeira fase da eleição vai até o dia 30 de setembro. Durante esse período, vocês poderão escolher e votar em um ou mais blogs de diferentes grupos e categorias, considerando-se válido apenas UM voto por identificação digital (email, Facebook e Twitter).

O eleitor vai poder, se preferir, votar em um mesmo blog pelos três meios disponíveis (cada maneira conta 1 voto). Lembrando que na votação via e-mail é preciso confirmar a escolha no link enviado para o endereço eletrônico.

Nesta primeira fase, aberta somente aos internautas, serão eleitos os 100 melhores blogs do país em cada uma das 25 categorias.

Se você acha que o Primeiro Set merece o seu voto, acesse a página do Prêmio Top Blog Brasil e ajude a colocar um blog de vôlei entre os mais bem votados da blogosfera brasileira.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Natália vai para Londres, mas pode dar lugar à Camila Brait.
Ainda será possível fazer alterações até o congresso técnico de cada modalidade, mas as seleções de vôlei do Brasil já têm a lista com os doze nomes que estarão defendendo o país nas Olimpíadas de Londres.

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou hoje, 17, a lista com os atletas que estarão defendendo cada uma das seleções de vôlei nos Jogos.

Depois do corte de Mari na semana passada, as duas últimas retiradas da equipe de Zé Roberto foram Sassá e Camila Brait. Natália, que corre contra o tempo para se recuperar das cirurgias na canela, parte com a equipe para Londres.

No masculino, os últimos cortados foram Théo, Mário Junior e Lucarelli.

Confira a lista completa de cada uma das seleções:

Seleção Feminina:
Dani Lins e Fernandinha (levantadoras)
Fabiana, Thaísa e Adenizia (as centrais)
Sheilla e Tandara (opostas)
Paula Pequeno, Fernanda Garay, Jaqueline e Natália (ponteiras)
Fabi (líbero)

Seleção Masculina:
Bruninho e Ricardinho (levantadores)
Leandro Vissotto e Wallace (opostos)
Dante, Murilo, Giba e Thiago Alves (ponteiros)
Sidão, Lucão e Rodrigão (centrais)
Serginho (líbero)

Será que Bernardinho e Zé Roberto fizeram as escolhas certas? Só o tempo para dizer! Contagem regressiva para Londres: faltam 10 dias!

PS: Mais uma vez o Primeiro Set foi indicado para participar da maior premiação da blogosfera brasileira: o Top Blog Brasil. Se você acha que o blog merece o seu voto, acesse a página do Prêmio e ajude a colocar um espaço de vôlei entre os mais bem votados do país.

domingo, 15 de julho de 2012

Brasileiras tiveram atuação memóravel na decisão de hoje.
Quatro etapas de "abstinência" no feminino e três no masculino. Depois da fase de "vacas magras", que passou pelo vôlei indoor e depois transferiu-se para o vôlei de praia, as duplas brasileiras enfim reencontraram o caminho dourado no Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

A apenas doze dias das Olimpíadas, e na penúltima etapa de Tour antes dos Jogos, Alison e Emanuel e Juliana e Larissa fizeram um esquenta que todo torcedor quer ver se repetir em Londres.

No masculino, depois de perderem as últimas duas finais de Circuito Mundial para os norte-americanos Gibb/Rosenthal (que prometem incomodar tanto quanto os compatriotas e atuais campeões olímpicos Rogers e Daulhauser), Alison e Emanuel mantiveram a calma, se imporam e conquistaram a última competição da dupla antes de Londres de forma invicta.

Resultado que garante confiança e moral para a parceria mais favorita entre todas as quatro brasileiras convocadas para os Jogos.

Pelo feminino, as hexacampeãs mundiais não só esqueceram os altos e baixos tão constantes ao longo do ano, como fizeram a melhor apresentação em uma partida de Circuito Mundial nesta temporada.

Depois de eliminar duplas como Talita e Maria Elisa e italinas Cicorali e Menegatti, Juliana e Larissa jogaram como Juliana e Larissa e, muito confiantes, concentradas e focadas, não tiveram dificuldades em garantir o título inédito de Berlim.

Talvez nenhuma imagem consiga ilustrar tão bem o dia das brasileiras como a "engraxada" de Larissa no segundo e decisivo set contras chinesas.

Mesmo que Xi tenha apresentado sinais de dores nas costas, a boa vitória traz de volta a postura vencedora da dupla brasileira e, ao mesmo tempo, joga a pressão para o lado de uma das prováveis adversárias em Londres.

Outras colocações brasileiras em Berlim: Ângela/Lili (5º), Talita/Maria Elisa (9º), Vivian/Taiana (17º); Márcio/Pedro Solberg (5º) e Benjamin/Bruno Shmitd (9º).

Antes de Londres agora somente a etapa de Klagenfurt, a minha etapa mundial preferida em termos de animação e torcida, que já começa amanhã.

Circuito Banco do Brasil Challenger

Nesse final de semana aconteceu também a terceira etapa challenger do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

Beto Pitta e Lipe, que agora defendem as cores do Botafogo, foram os campeões ao derrotarem Álvaro Filho e Luciano na final realizada em Campo Grande. Franco e Daniel Souza completaram o pódio masculino.

Pelo feminino, o título ficou com a nova parceria formada por Andrezza e Chell, que venceram Raquel e Shaylyn. O terceiro lugar foi conquistado por Renata e Elize Maia.

Campeonato Mundial SUB-19

Iago/Léo Morais e Duda/Drussyla terminaram na 5ª e na 9ª colocação, respectivamente, no Mundial Sub-19, disputado em Lanarka, no Chipre.

Além das colocações, destaque para a idade de Duda: apenas 13 anos.

PS: Começou ontem a votação da edição 2012 do Prêmio Top Blog. Pelo segundo ano consecutivo, o Primeiro Set participa da disputa. Para quem quiser dar uma força, basta acessar o site da premiação e votar por meio de e-mail, Facebook ou Twitter.

Foto: Globo.com/Reuters

domingo, 8 de julho de 2012

Prata de Alison/Emanuel foi o melhor resultado da semana.
Uma fase sem vacas gordas. A 18 dias para Londres, o voleibol brasileiro vive um "esquenta" pouco dourado para as Olimpíadas. Após a prata no Grand Prix com a seleção feminina semana passada, os resultados da Liga Mundial e do Circuito Mundial de Vôlei de Praia também não foram os melhores.

Liga Mundial
Após os 3x0 para Cuba e o 3x2 para a Polônia no meio da semana, a seleção masculina de vôlei amargou a sexta colocação geral na competição, pior resultado de Liga Mundial na era Bernardinho.

Desde que o técnico chegou à seleção, em 2001, esta foi a segunda vez que o Brasil ficou fora do pódio em uma competição. A primeira havia sido justamente às vésperas das Olimpíadas, em 2008, quando a equipe terminou em quarto na Liga Mundial disputada na Itália.

Resultado ruim, histórico e que mostra que, mesmo Londres estando tão próxima, será necessário evoluir, e evoluir muito, nesses próximos dias.

Como muita gente diz: se é para perder, que seja para a equipe campeã.  E foi justamente isso que aconteceu. Depois de sofrer quatro derrotas em cinco partidas para a Polônia, vimos Kurek, Bartman e Cia garantirem o primeiro título internacional desde as Olimpíadas de 1976 para os poloneses, que chegarão com muito mais moral em Londres.

Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Se a situação não anda boa no vôlei indoor, no vôlei de praia a situação é bem menos tensa, mas também não é a das melhores.

Pelo Grand Slam de Gstaad, na Suiça, a melhor colocação feminina foi o 5º lugar, conquistado por Àgatha/Bárbara Seixas, que eliminaram as compatriotas Juliana/Larissa nas quartas-de-final da etapa.

Ju/Larissa, não sei se administrando os resultados ou não, terminaram em 9º, Vivian/Taiana em 17º e Ângela/Lili em 25º. Talita/Maria Elisa, convocadas para os Jogos, abriram mão da etapa.

Para esquentar ainda mais a briga em Londres, Walsh/May, que há tempos não venciam um torneio, ficaram com o título do Grand Slam suiço.

Já pelo masculino, Alison/Emanuel - também não sei administrando ou não - chegaram à final, mas foram derrotados pelos norte-americanos Gibb/Rosenthal por 2x0 (17-21, 17-21).

Benjamin/Bruno Schimtd, Ricardo/Pedro Cunha e Thiago/Ferramenta terminaram em 5º lugar.

Antes de Londres, restam agora apenas dois Grand Slams: o de Berlim e o de Klagenfurt.

E aí é ver se essa fase de vacas madras é apenas uma estratégia para desviar a atenção dos concorrentes.

 Foto: FIVB

domingo, 1 de julho de 2012

Vice não deixa de ser uma boa colocação no Grand Prix.
Fim da linha no Grand Prix e sobrevida na Liga Mundial. Assim foi o final de semana das seleções masculina e feminina de vôlei.

Se a derrota por 3x2 para os Estados Unidos na última quarta-feira atrapalhou os planos de título das meninas de José Roberto Guimarães, as combinações de resultado nas partidas de Itália e França foram amplamente favoráveis e, mesmo tendo jogado a toalha há duas semanas, Bernardinho vai seguir com a chance de conquistar o decacampeonato de Liga Mundial para o Brasil.

Grand Prix
Se vice-campeonato não serve para nada em nenhum outro esporte nacional, no vôlei é diferente. Mesmo perdendo apenas duas partidas no Grand Prix (dois 3x2 contra justamente as norte-americanas, tricampeãs da competição), a prata conquistada em Ningbo foi motivo de pouca comemoração para as brasileiras.

Da competição, a lição mais importante, confessada pelo próprio Zé Roberto em entrevista concedida à Globo: com muitos altos e baixos, o torneio serviu para melhorar alguns aspectos, mas muita coisa ainda precisa ser ajustada para Londres. Segundo o próprio treinador, "só isso não basta para a briga pelo ouro".

Se ele tem consciência da necessidade de melhora, é aguardar essa preparação final da Londres, a convocação, que deve sair nos próximos dias, e esperar que estes ajustes sejam feitos. Afinal, em ano olímpico, e a 25 dias para os Jogos, o objetivo maior é se destacar na competição mais importante do calendário mundial.

A estreia olímpica será contra a Turquia, terceira colocada do Grand Prix, que foi atropelada pelas brasileiras hoje 3 a 1 (25/21, 23/25, 25/20 e 25/15).


Liga Mundial
Depois de muitos cálculos e de muita "secação", a seleção masculina de vôlei segue na Liga Mundial.

Tudo porque a vitória por 3 sets a 2 da França sobre a Itália (29/31, 25/23, 25/18, 21/25, 15/12) deu apenas dois pontos aos franceses e um aos italianos. Com 26, os brasileiros avançaram como a equipe melhor segundo colocada na fase de grupos.

Bom para seguir na preparação para Londres e melhor ainda continuar brigando pelo deca.

Os próprios adversários serão Cuba e Polônia (sim, mais uma vez os poloneses!). As duas primeiras seleções desse grupo avançam às semifinais.

Vôlei de Praia
Depois de duas semanas de pausa no Circuito Mundial e da convocação para as Olimpíadas de Londres, as duplas brasileiras voltam às disputas na etapa de Gstaad, essa semana.

No Brasil, pelo Estadual Regional Banco do Brasil, Andrezza/Andréa Martins e Bruno/Léo Vieira foram os campeões da competição disputada em Macapá. Já pelo regional de Campo Grande, os campeões foram Josi/Thaís e Oscar/Carlos Luciano.

Foto: FIVB

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Convocação confirmou duplas que garantiram as vagas.
Depois de uma longa espera, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou na tarde de hoje, 28, as quatro duplas que representarão o Brasil em Londres.

E deu o óbvio! Após pré-convocar três parcerias de cada naipe no início do ano, a entidade enxugou a lista e confirmou a participação de Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha nos Jogos.

Se as outras três parcerias estavam praticamente confirmadas há meses, Ricardo e Cunha foram responsáveis  por  uma longa novela, iniciada ainda em 2010, quando a constante troca de parcerias masculinas tumultuou toda a corrida olímpica.

No entanto, com o número mínimo de etapas de Circuito Mundial asseguradas (doze) na última competição classificatória e com pontuação suficiente para garantir a segunda melhor colocação brasileira no ranking internacional, seria injustiça não oferecer a vaga olímpica para a dupla que de fato fez por merecer a convocação.

Pedro Solberg, injustamente condenado no falho exame antidoping, lutou, provou sua inocência, voltou a atuar bem depois de alguns meses parado por conta da errônea punição, conquistou bons resultados com seu novo parceiro Márcio, mas não teve pontos e etapas suficientes para conquistar a segunda vaga brasileira em Londres, já que a primeira, incontestavelmente, sempre esteve nas mãos de Alison e Emanuel.

Vivian e Taiana, terceira parceria feminina pré-convocada no início da temporada, além de não conseguirem manter uma boa sequência de resultados no Circuito Mundial, viram Talita e Maria Elisa fazerem uma excelente abertura de temporada internacional, conquistarem confiança e, também de forma incontestável, carimbarem o passaporte. 

Assim como Alison e Emanuel (única dupla masculina a não se desfazer nesses últimos três anos), Juliana e Larissa tinham a vaga confirmada praticamente desde o início do ciclo olímpico. Há quase oito anos soberanas no vôlei de praia feminino brasileiro, e prejudicadas pela trágica lesão de Juliana poucos dias antes dos Jogos de Pequim, a parceria enfim chegará à sua primeira Olimpíada.

Hexacampeãs mundiais, penta brasileiras, bi pan-americanas e atuais campeãs da Copa do Mundo de Vôlei de Praia, a dupla certamente carregará uma das maiores cobranças pelo ouro dentre todos os atletas brasileiros que estarão em Londres.

Após a convocação de hoje, ainda restam três etapas de Circuito Mundial e exatos 30 dias para as partidas de estreia na House Guards Parade.

Que o vôlei de praia mudou e que essa edição de Jogos Olímpicos promete ser a mais disputada da história na modalidade, não há dúvidas. Mas também não há dúvidas de que o Brasil estará muito bem representado.

Ao bom e pioneiro projeto da CBV, que de início assustou a todos pelo fato de poder inclusive romper parcerias, fica os parabéns. Embora seja estranho pensar em convocação no vôlei de praia, se utilizada com bom senso, tal como a escolha de hoje, a estratégia adotada pode trazer muitos avanços para a modalidade.

Agora o Brasil todo é Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha! Boa sorte, duplas! Boa sorte, Brasil!

Foto: CBV
Real Time Web Analytics