quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Pódio em Fort Lauderdale foi reflexo da temporada positiva
Na segunda postagem retrospectiva do blog, sobre as principais competições do vôlei de praia em 2015, lembremos hoje do excelente ano brasileiro no Circuito Mundial, tradicional competição anual da modalidade, cujo ranking ajudou a definir as duplas brasileiras que vão disputar os Jogos Olímpicos 2016.

Seis temporadas depois, Alison/Bruno Schmitd e Àgatha/Bárbara Seixas voltaram a repetir o feito de Pedro Solberg/Harley e Adriana Behar/Shelda, que, em 2008, conquistaram o título para o Brasil em cada um dos naipes.

Ainda de forma discreta, em função da recuperação das duas cirurgias - de joelho e de apendicite, Alison viu Pedro Solberg/Evandro largarem na frente nas primeiras etapas, ao conquistarem uma prata na etapa de Moscou e um ouro em Stavanger. No entanto, a partir da etapa de Gstaad, a futura dupla campeã do mundo se ajustou, vencendo quatro torneios de forma consecutiva. O título da temporada ficou mais perto depois da conquista dos mil pontos, ganhos com a conquista do Campeonato Mundial, título que será relembrado numa próxima postagem.

Com Alison/Bruno e Pedro/Evandro campeões e vice, respectivamente, coube a Àgatha/Bárbara Seixas e Larissa/Talita repetirem a dobradinha no feminino.

Mesmo com apenas dois títulos, contra seis de Larissa/Talita, Àgatha/Bárbara Seixas mantiveram a regularidade durante todo o tour. O primeiro título mundial da parceria também pode ser creditado à conquista dos mil pontos adquiridos na conquista do Campeonato Mundial, além da eliminação precoce de Larissa/Talita justamente nesta competição, a mais pomposa em termos de pontuação. Uma lesão de Talita, que a fez ficar de fora da etapa de Stavanger, também ajudou na conta final.

Ouro e bronze no World Tour Finals
Se Larissa/Talita acabaram deixando escapar a conquista do Circuito Mundial, a conquista do  World Tour Finals,  disputado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, foi delas. Assim como o SuperPraia, o torneio reuniu as oito melhores parcerias da temporada.

Àgatha/Bárbara seguiram na regularidade, obtendo o bronze, mesmo lugar conquistado pelos vice-campeões do Circuito Mundial, Pedro Solberg/Evandro.

Mesmo com o apoio da torcida, que incentivava a única dupla da casa presente entre as três primeiras do torneio, Alison/Bruno não tomaram conhecimento dos norte-americanos, chegando ao sexto título internacional em 2015.

Diante dos resultados, Bruno Schmitd, pela primeira e merecida vez, foi eleito o melhor jogador do ano. Entre as mulheres, Larissa repetiu o prêmio, obtido em 2006. Destacaram-se também Alison, Emanuel, Evandro, Talita e Àgatha/Bárbara Seixas, eleito o time do ano.

Com o excelente ano, Alison/Bruno e Àgatha/Bárbara foram indicados ao Prêmio Brasil Olímpico, mas acabaram sendo derrotados por Leia Mais:http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,cob-anuncia-finalistas-do-premio-brasil-olimpico-com-2-duplas-do-volei-de-praia,1801379Isaquias Queiroz, da canoagem, e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática.

Na próxima postagem, um recordar é viver do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, ou Copa do Mundo, como eu sempre prefiro. Antes disso, um FELIZ NATAL a todos.

Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics